


Tudo igual por fora, à
exceção do logotipo
2.0 16V
na traseira, mas o Focus agora tem um desempenho picante, com a maior
potência entre os hatches médios não-esportivos |
Era
mesmo de se perguntar: se a Ford usava o motor Duratec 2,0 16V — mais
moderno, eficiente e trazido do México, o que sai mais barato que
importar da Inglaterra — no EcoSport, por
que não fazer o mesmo no Focus? A resposta levou tempo, mas chegou: a
partir de junho, a versão de 2,0 litros do médio da Ford vem com o mesmo
motor já encontrado no utilitário esporte e no
Mondeo, em substituição ao Zetec
que o equipa desde o lançamento.
É uma boa notícia para o Focus, que completa cinco anos em outubro e
enfrenta a chegada de novos concorrentes. Vêm aí o Citroën C4 (de início
francês, depois argentino), o Renault Mégane Sedan de segunda geração, o
novo Vectra, o Volkswagen Jetta — sucessor do Bora. Civic e Corolla
também não demoram muito a ser reformulados, sem falar no ainda recente
Peugeot 307, que pode ganhar uma versão três-volumes.
Cercada por todos os lados, a Ford decidiu aplicar a um modelo que ainda
revela modernidade — embora já substituído no mercado europeu — um motor
brilhante e plenamente atual. A versão de 1,6 litro permanece com o
Zetec Rocam fabricado em Taubaté, SP, e logo será
flexível em combustível. Sedã e hatch,
porém, dão um salto importante em desempenho com a chegada do Duratec.
Basta dizer que à exceção do Marea, hoje feito em conta-gotas, o Focus
de três volumes torna-se o carro mais potente do segmento. E o hatch só
perde os esportivos, e mais caros, Stilo Abarth, Audi A3 Turbo e Golf
GTI.
O Duratec traz boas evoluções sobre o Zetec, como o bloco de alumínio em
vez de ferro fundido (mais leve e com melhor dissipação de calor), o
comando de válvulas acionado por meio de corrente (mais robusta) e a
melhor relação r/l, 0,298 contra 0,312
(menos vibrações e melhor rendimento). Outras características atuais são
bielas fraturadas (garantem melhor fixação entre as duas partes),
coletor de admissão em plástico e de escapamento tubular, bomba de
combustível com controle eletrônico,
sensor de detonação e coxins de fixação hidráulicos.
Continua |