
A notável suspensão e o câmbio
de relações longas do Focus, associados a um motor muito disposto em
qualquer rotação: a Ford equipa-se bem para enfrentar as novidades da
categoria |
Motor picante
O BCWS dirigiu o Focus GLX hatch, com câmbio manual, por cerca de
50 quilômetros na Via Anchieta, em ruas e estradas na região de São
Bernardo do Campo, SP. As primeiras impressões são das melhores: o carro
ganhou um tempero picante em alta rotação, sem perder a boa disposição
em baixa. Acelerado marcha após marcha, o novo 2,0-litros parece pedir
cada vez mais, chegando a cerca de 6.700 rpm com um pouco de ruído, mas
muito pouca vibração. Quem — como nós — já apreciava o Zetec vai se
apaixonar pelo Duratec.
A suavidade de funcionamento justifica elogios à engenharia brasileira,
pois esse motor no EcoSport produz bem mais ruído e vibração. O câmbio
opera muito bem, com engates leves e precisos, e tem um pomo dos mais
agradáveis. Suas relações longas permitem viajar com baixa rotação, como
120 km/h com cerca de 3.300 rpm. A suspensão recalibrada continua o que
o Focus tem de melhor: uma combinação primorosa de conforto de rodagem e
comportamento dinâmico.
Claro, nem tudo é mérito. O carro continua a incomodar o motorista com
seu esquisito ajuste de altura do banco, em que o encosto não acompanha
o assento. E o revestimento dos bancos no GLX, em tecido preto e algo
áspero, deixa saudades do aveludado cinza usado nos primeiros anos do
Focus — será mesmo que alguém prefere o atual, ou foi apenas redução de
custos? Mas são coisas simples para a Ford resolver.
Ainda sem preço, a ser divulgado dentro de alguns dias, o Focus
demonstrou que o transplante de coração foi bem-sucedido, tomando
emprestado do Mondeo algo que ele tinha de muito positivo. Se o Escort
lançado para 1997 ganhou fama no mercado como "o Zetec", em alusão ao
motor 1,8 de ótimo desempenho que substituiu os Volkswagens de 1,6 a 2,0
litros, este Focus tem tudo para ficar conhecido como "o Duratec" entre
seus apreciadores, um grupo que deve crescer com a novidade. |
Focus GLX hatch |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 87,5 x 83,1 mm.
Cilindrada: 1.999 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 147 cv a 6.000 rpm (140
cv com câmbio automático). Torque máximo: 19
m.kgf a 4.250 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson, estabilizador; traseira,
independente, multibraço, estabilizador. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 195/60 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,15 m; largura, 1,732 m; altura, 1,481 m;
entreeixos, 2,615 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas,
350 l; peso, 1.232 kg. |
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Zetec |
Duratec |
manual |
automático |
manual |
automático |
Velocidade
máxima |
201 km/h |
189 km/h |
207 km/h |
195 km/h |
Aceleração
de 0 a 100 km/h |
11,2 s |
12,3 s |
9,8 s |
12,2 s |
Consumo
em cidade |
10,7 km/l |
9,5 km/l |
11,2 km/l |
9,7 km/l |
Consumo
em estrada |
16,1 km/l |
14 km/l |
16,2 km/l |
14,5 km/l |
Dados
do fabricante |
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