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A notável suspensão e o câmbio de relações longas do Focus, associados a um motor muito disposto em qualquer rotação: a Ford equipa-se bem para enfrentar as novidades da categoria

Motor picante   O BCWS dirigiu o Focus GLX hatch, com câmbio manual, por cerca de 50 quilômetros na Via Anchieta, em ruas e estradas na região de São Bernardo do Campo, SP. As primeiras impressões são das melhores: o carro ganhou um tempero picante em alta rotação, sem perder a boa disposição em baixa. Acelerado marcha após marcha, o novo 2,0-litros parece pedir cada vez mais, chegando a cerca de 6.700 rpm com um pouco de ruído, mas muito pouca vibração. Quem — como nós — já apreciava o Zetec vai se apaixonar pelo Duratec.

A suavidade de funcionamento justifica elogios à engenharia brasileira, pois esse motor no EcoSport produz bem mais ruído e vibração. O câmbio opera muito bem, com engates leves e precisos, e tem um pomo dos mais agradáveis. Suas relações longas permitem viajar com baixa rotação, como 120 km/h com cerca de 3.300 rpm. A suspensão recalibrada continua o que o Focus tem de melhor: uma combinação primorosa de conforto de rodagem e comportamento dinâmico.

Claro, nem tudo é mérito. O carro continua a incomodar o motorista com seu esquisito ajuste de altura do banco, em que o encosto não acompanha o assento. E o revestimento dos bancos no GLX, em tecido preto e algo áspero, deixa saudades do aveludado cinza usado nos primeiros anos do Focus — será mesmo que alguém prefere o atual, ou foi apenas redução de custos? Mas são coisas simples para a Ford resolver.

Ainda sem preço, a ser divulgado dentro de alguns dias, o Focus demonstrou que o transplante de coração foi bem-sucedido, tomando emprestado do Mondeo algo que ele tinha de muito positivo. Se o Escort lançado para 1997 ganhou fama no mercado como "o Zetec", em alusão ao motor 1,8 de ótimo desempenho que substituiu os Volkswagens de 1,6 a 2,0 litros, este Focus tem tudo para ficar conhecido como "o Duratec" entre seus apreciadores, um grupo que deve crescer com a novidade.

Ficha técnica
Focus GLX hatch
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 87,5 x 83,1 mm. Cilindrada: 1.999 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 147 cv a 6.000 rpm (140 cv com câmbio automático). Torque máximo: 19 m.kgf a 4.250 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, estabilizador; traseira, independente, multibraço, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/60 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,15 m; largura, 1,732 m; altura, 1,481 m; entreeixos, 2,615 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 350 l; peso, 1.232 kg.
Desempenho e consumo
  Zetec Duratec
manual automático manual automático
Velocidade máxima 201 km/h 189 km/h 207 km/h 195 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,2 s 12,3 s 9,8 s 12,2 s
Consumo em cidade 10,7 km/l 9,5 km/l 11,2 km/l 9,7 km/l
Consumo em estrada 16,1 km/l 14 km/l 16,2 km/l 14,5 km/l
Dados do fabricante

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