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O botão no console controla o MMI, sistema onde se ajustam sistema de áudio, diversas opções
de funcionamento e a suspensão, com quatro modos de funcionamento das molas a ar

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O ar-condicionado traz ajuste independente para quatro ocupantes; na estrada, o A8 demonstra grande desempenho e um comportamento que varia do macio ao esportivo, conforme a seleção de modo da suspensão

Os cinco metros de comprimento e 1.780 kg de peso parecem menos quando se põe o grande Audi a rodar. O V8 desenvolve, nesta configuração mais civilizada, potência de 335 cv e torque máximo de 43,8 m.kgf, o bastante para dar prontas respostas ao acelerador, sempre com muito pouco ruído e nenhuma vibração. Só se ouve o motorzão ao levar bem acima o ponteiro do conta-giros, mesmo assim um som agradável, que nunca incomoda. A marca divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada pela central eletrônica, conforme acordo entre o governo e alguns fabricantes alemães.

O câmbio automático de seis marchas permite operação manual, pela alavanca no console ou por aletas atrás do volante, e a tração é integral Quattro, com repartição variável de torque entre os eixos (saiba mais). Um dos destaques do A8 é a suspensão com molas a ar e ajuste eletrônico de amortecimento, em quatro modos: Dynamic, mais rígido e baixo; Comfort, mais suave e em altura intermediária; Lift, de maior altura, para trafegar em pisos irregulares; e Automatic, que alterna entre os dois primeiros modos conforme as condições de piso. A rigidez das molas é alterada, não só a carga de amortecimento. A seleção é feita pelo MMI e não exige parada do carro, exceto para uso do modo Lift.

Experimentado em dois modos, o automóvel mostrou comportamentos bem distintos. O Comfort evidencia suas dimensões, com a carroceria movimentando-se bastante nas curvas, acelerações e frenagens, mas com notável absorção de asperezas e irregularidades. Em Dynamic, por outro lado, o A8 parece um sedã médio e esportivo, tal a facilidade de controle obtida, mas o conforto diminui muito nos pisos de má qualidade. O carro conta também com ampla dotação de segurança, que chega ao teto solar em aço, mais seguro que o de vidro no evento de uma capotagem, além de preferível para blindagem. Continua

Chega a nova A6 Avant
A Audi iniciou também as vendas da A6 Avant, que acompanha a nova geração do sedã (leia avaliação). Com estilo dos mais elegantes, mais esportivo que o do modelo anterior, oferece amplo espaço interno e de bagagem (565 litros). Pode vir com o motor V6 de 3,0 litros e 218 cv, câmbio de variação contínua (CVT) Multitronic e tração dianteira, por R$ 338 mil, ou com o V8 de 335 cv do A8, caixa Tiptronic e tração integral, a R$ 407,9 mil.

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