


O ar-condicionado traz ajuste
independente para quatro ocupantes; na estrada, o A8 demonstra grande
desempenho e um comportamento que varia do macio ao esportivo, conforme
a seleção de modo da suspensão |
Os
cinco metros de comprimento e 1.780 kg de peso parecem menos quando se
põe o grande Audi a rodar. O V8 desenvolve, nesta configuração mais
civilizada, potência de 335 cv e torque máximo de 43,8 m.kgf, o bastante
para dar prontas respostas ao acelerador, sempre com muito pouco ruído e
nenhuma vibração. Só se ouve o motorzão ao levar bem acima o ponteiro do
conta-giros, mesmo assim um som agradável, que nunca incomoda. A marca
divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima
de 250 km/h, limitada pela central eletrônica, conforme acordo entre o
governo e alguns fabricantes alemães.
O câmbio automático de seis marchas permite operação manual, pela
alavanca no console ou por aletas atrás do volante, e a tração é
integral Quattro, com repartição variável de torque entre os eixos (saiba
mais). Um dos destaques do A8 é a suspensão com molas a ar e ajuste
eletrônico de amortecimento, em quatro modos: Dynamic, mais rígido e
baixo; Comfort, mais suave e em altura intermediária; Lift, de maior
altura, para trafegar em pisos irregulares; e Automatic, que alterna
entre os dois primeiros modos conforme as condições de piso. A rigidez
das molas é alterada, não só a carga de amortecimento. A seleção é feita
pelo MMI e não exige parada do carro, exceto para uso do modo Lift.
Experimentado em dois modos, o automóvel mostrou comportamentos bem
distintos. O Comfort evidencia suas dimensões, com a carroceria
movimentando-se bastante nas curvas, acelerações e frenagens, mas com
notável absorção de asperezas e irregularidades. Em Dynamic, por outro
lado, o A8 parece um sedã médio e esportivo, tal a facilidade de
controle obtida, mas o conforto diminui muito nos pisos de má qualidade.
O carro conta também com ampla dotação de segurança, que chega ao teto
solar em aço, mais seguro que o de vidro no evento de uma capotagem,
além de preferível para blindagem.
Continua |
A Audi iniciou também
as vendas da A6 Avant, que acompanha a nova geração do sedã (leia
avaliação). Com estilo dos mais elegantes, mais esportivo
que o do modelo anterior, oferece amplo espaço interno e de
bagagem (565 litros). Pode vir com o motor V6 de 3,0 litros e
218 cv, câmbio de variação contínua
(CVT) Multitronic e tração dianteira, por R$ 338 mil, ou com
o V8 de 335 cv do A8, caixa Tiptronic e tração integral, a R$
407,9 mil. |
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