Diversão para poucos Oferecido em série reduzida, o Golf GTI VR6 oferece |
Colocar um motor de grande cilindrada em um carro médio é receita certa para ter um automóvel ágil, divertido e muito agradável de dirigir. É exatamente o que acontece com o Golf GTI VR6, versão esportiva com motor V6 de 2,8 litros e 200 cv que a Volkswagen enfim oferece no Brasil. Trata-se de uma edição limitada: apenas 99 serão colocados à venda, pelo preço de R$ 105.600. Quantidade e preço fazem com que o VR6 seja, literalmente, um carro para poucos. |
Disponível
aqui na geração anterior e fabricado no modelo atual há três anos,
o VR6 chega enfim ao mercado, em série limitada a apenas 99 unidades |
![]() |
Os motores vêm da Alemanha e são colocados aqui; os carros prontos são então exportados para os Estados Unidos e o Canadá. Uma diferença significativa é que os VR6 feitos aqui para a América do Norte contam somente com tração dianteira: na Europa a única opção é a integral, pelo mesmo sistema Haldex aqui utilizado nos Audis TT e S3
(saiba mais). |
![]() O motor V6 de
ângulo estreito, que usa um só cabeçote, e o câmbio de seis marchas,
com o logotipo GTI no pomo da alavanca |
Mas é na mecânica que está o maior atrativo do Golf GTI VR6. O motor V6 de ângulo estreito (apenas 15° entre as bancadas -- daí a denominação VR6, que em alemão significa "V6 em linha"), 2,8 litros e 24 válvulas (acionadas por
alavancas roletadas) chega a 200 cv e proporciona um torque de 27 m.kgf a 3.200 rpm. Embora lhe garantam o título de mais potente automóvel nacional, não são vantagens consistentes sobre o GTI 1,8 turbo, de 180 cv e 24 m.kgf a apenas 1.950 rpm, e a curva de torque não é das mais planas
(veja ilustração na próxima página). Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail Data de publicação: 25/2/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |