A revolução dos suecos Elegantes, cada vez mais rápidos e muito seguros,
os |
Lembra-se daqueles Volvos quadradões, de estilo desinteressante e ultrapassado? Pois é melhor esquecer. A renovação de estilo da marca sueca, iniciada em
1995 com o sedã S40 e a perua V40, prosseguiu pelos modelos superiores -- o cupê e o
conversível C70, o luxuoso S80, já avaliado em nossas páginas, e a perua V70 -- e
completou-se em grande estilo, no Salão de Paris do ano passado (leia
cobertura), com o belo sedã esportivo S60. |
O S60, um sedã esportivo
com jeito de cupê, é o mais novo símbolo da revolvolution,
a revolução de conceitos na marca sueca que vem tornando muito
elegantes seus últimos lançamentos |
A V70, que mantém a denominação adotada na fase final do modelo anterior 850, foi apresentada no Salão de Genebra em março de 2000 e lançada aqui em agosto do mesmo ano. As versões são as mesmas 2.4T e T5 (de 2,4 e 2,3 litros, nesta ordem) do S60. Em porte e desempenho, suas concorrentes são as peruas Mercedes Classe E e Audi A6, mas a Volvo leva vantagem em preço
sobre a primeira: custa de R$ 136.500 (2.4T) a R$ 156.000 (T5 com controle
de estabilidade). |
Lançada no
Salão de Genebra de 2000, a perua V70 utiliza a mesma plataforma dos
sedãs S60 e S80, mas com distância entre eixos intermediária entre
eles |
O S60 é um caso à parte. A Volvo adotou um perfil de teto, vidro traseiro e tampa do porta-malas extremamente fluido, com
um vidro quase tão extenso quanto o pára-brisa e bastante inclinado, e a suavidade típica de um cupê. As janelas traseiras são quase triangulares para acompanhar esse perfil, que dá um ar dinâmico e esportivo ao carro.
Contribuem as bitolas, as mais largas da categoria, e as rodas alinhadas com os pára-lamas, quando visto de frente ou de traseira. Além do bom
coeficiente aerodinâmico, 0,28 (contra 0,30 da V70), o resultado surpreende a quem se acostumou aos antigos Volvos. |
O interior,
praticamente idêntico para ambos, traz muito conforto para quatro
ocupantes e Riqueza
de detalhes Abertas as portas, o aproveitamento de componentes em vários modelos fica claro: o motorista dificilmente conseguiria identificar em qual deles se sentou, a não ser pelo volante -- maior e de quatro raios na V70, compacto e de três raios no S60, aliás o primeiro assim na marca desde o cupê 1800 ES da década de 70. Painel e comandos, exatamente os mesmos em ambos, são simples e de fácil utilização, com predomínio de botões giratórios, práticos e seguros, pois não exigem que se olhe para eles uma vez habituado.
Continua |
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