Em operação manual, a marcha selecionada é mantida mesmo ao atingir o limite de giros do motor ou ao pressionar brusca e totalmente o acelerador, o que permite retomadas a carga (aceleração) total em baixa rotação, difíceis de conseguir na maioria dos automáticos.
O contraponto é o motorista não contar com respostas imediatas em uma
retomada de emergência, sendo preciso reduzir manualmente ou passar ao modo automático. Já ao parar o veículo pode ocorrer redução de marcha, para que o carro não tente sair em quarta, por exemplo. |
Mais leve e
aerodinâmico, o S60 é superior em desempenho: acelera de 0 a 100
km/h em 7,2 s, vantagem de 0,3 s sobre a V70. O motor 2,3 turbo que os
equipa fornece o torque máximo já a 2.400 rpm |
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Existe ainda função winter, inverno, que provoca arrancadas em marcha longa para melhor tração em pisos de baixa aderência. O S60 vem ao Brasil apenas com câmbio automático, mas a opção manual oferecida lá fora traz interessante alavanca de câmbio em liga
leve denominada Spaceball. Vale destacar que nestes modelos a passagem de modo automático para manual requer apenas um toque para a esquerda, enquanto no S80 já avaliado é preciso um movimento em "Z" menos direto. |
Equipamento de série no
S60 T5 e opcional na V70, assim como nos S60 menos potentes, é o controle de tração e estabilidade DSTC
(saiba como funciona). Sua eficácia foi comprovada várias vezes na avaliação, sobretudo na V70, que tem de lidar com peso e altura menos adequados ao uso esportivo. O sistema, aliás, trabalha com certa freqüência para controlar a potência despejada nas rodas dianteiras -- não há dúvida de que o retorno da tração traseira, utilizada nos Volvos
940/960 e S90 até 1998, seria bem-vindo. |
Faróis de neblina redondos e grade quadriculada em preto identificam o S60, à esquerda Estranham-se a troca de óleo -- sintético e caro -- em intervalos tão curtos quanto 7.500 km e a ausência de faróis de moderna tecnologia, como os superelipsoidais ou mesmo com
lâmpadas de xenônio, comuns na
categoria. Suas lentes são de vidro e não de policarbonato, como se
esperava, e surpreende não haver um simples ajuste interno do facho,
que pode ficar muito alto com o veículo carregado. |
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