Best Cars Web Site

Está tudo no lugar certo: por exemplo, o sistema de áudio fica acima dos comandos de climatização, como deve ser, e controles menos utilizados -- como os de rebater os encostos de cabeça traseiros, apenas no S60, recolher os retrovisores externos e desligar o controle de tração -- ficam na base do console. Há um porta-copos escamoteável e de abertura regulável, que no sedã se soma a outro junto ao freio de estacionamento, e o volante traz botões do controlador automático de velocidade e do sistema de áudio.

A queda suave do teto e o vidro traseiro bem inclinado são pontos altos do desenho do S60, cujas lanternas traseiras são ainda mais amplas que no sedã maior da marca, o S80
Clique para ampliar a imagem

E que áudio! A Volvo é reconhecida pelo cuidado com a sonorização de seus modelos de luxo, o que se percebe logo nestes modelos. O sistema inclui toca-CD de painel para quatro discos, boa medida para evitar a inconveniente disqueteira de porta-malas. No S60 possui amplificador de 300 W, 13 alto-falantes -- incluindo um canal central no topo do painel -- e sistema Dolby Surround Prologic. Não é fácil encontrar algo tão primoroso, seja pelos graves ou pela definição de som, na produção mundial de automóveis.

Nos dois modelos os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico de altura, inclinação do assento e do encosto, com três posições de memória (incluindo os retrovisores), sendo manuais as regulagens de apoio lombar e do volante, em altura e profundidade. O encosto do passageiro pode ser rebatido para o transporte de objetos longos. A posição de dirigir é bastante confortável, com destaque para a maciez do encosto de cabeça, e há farto espaço para objetos no console de túnel.

Clique para ampliar a imagem As lanternas que sobem pelas colunas e o corte vertical da traseira são marcas registradas das peruas da Volvo. Mas a V70 adota o "ombro" nas laterais, comum ao S60, que adiciona solidez a suas linhas

As maiores dimensões -- entreeixos e altura -- da V70 permitem melhores acomodações no banco traseiro, inclusive do passageiro central. No S60 as medidas são mais compactas, o assento um pouco baixo e há um problema inerente a seu perfil de cupê: é preciso atenção para entrar sem bater a cabeça no batente superior da porta. No apoio de braço central da perua estão dois porta-copos escamoteáveis e um local para objetos, inexistentes no sedã.

Carros de alto padrão como estes trazem inúmeros detalhes dignos de nota. Entre eles: retrovisor interno fotocrômico e externo esquerdo biconvexo, lavador e limpador de faróis (apenas V70), iluminação permanente do painel, dois hodômetros parciais, luzes de cortesia no assoalho dianteiro, comutador de farol alto/baixo de puxar apenas (e que se liga sempre em facho baixo, evitando ofuscamento momentâneo), aviso sonoro e visual de cinto desatado (apenas em movimento). O capô possui fecho duplo, mais seguro, e é sustentado por duas molas a gás.

Apenas detalhes diferenciam os painéis destes modelos. Ambos oferecem computador de bordo em português, toca-CDs para quatro discos no painel e comandos de áudio e do controlador de velocidade no volante
Clique para ampliar a imagem

O controle remoto de travamento e alarme inclui funções de iluminação ao redor do veículo (acende as lanternas e luzes sob os retrovisores) e pânico (dispara o alarme quando o usuário desejar). O computador de bordo traz informações e mensagens em português -- indicando qual das portas está aberta, por exemplo -- e consumo em nosso padrão, km/l. E, bem pensado, ao desligar a ignição com faróis acesos as luzes se apagam, mas se estiverem só as lanternas, estas são mantidas. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  S60 V70
Acionamento elétrico vidros D / T S/S S/S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/S S/S
Ajuste de apoio lombar E / D S/S S/S
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S S/S
Ajuste elétrico retrovisores E / D S S
Alarme antifurto / controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado / controle automático S/S S/S
Bancos / volante em couro S/S S/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S S/S/S
Câmbio automático S S
Comando interno do porta-malas ND ND
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controle automático de velocidade S S
Controle de tração / estabilidade S/S S/O
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Imobilizador de motor S S
Limpador/lavador traseiro NA S
Luzes de leitura D / T S/S S/S
Luz traseira de neblina S S
Rádio/toca-fitas ND ND
Rádio/toca-CD S S
Relógio S S
Repetidoras laterais de direção S S
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico S S
Travamento central S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Outros opcionais e acessórios
Nivelamento automático de altura da suspensão, rodas de 17 ou 18 pol de aro, volante de madeira, rack para bicicleta, banco extra no porta-malas (apenas V70), cadeira para bebê no banco traseiro, mesa para laptop no banco dianteiro, rede porta-objetos no porta-malas, cortinas nas janelas traseiras, geladeira portátil de porta-malas ou fixa de banco traseiro, sensor de estacionamento no pára-choque traseiro, subwoofer de 12 pol para porta-malas, disqueteira para 10 CDs, kit viva-voz para telefone celular com microfone e alto-falante integrados no encosto, retrovisores externos com recolhimento elétrico.
Terceira parte

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados