A V70 tem detalhes adicionais: suporte para sacolas no porta-malas, mesa opcional no banco traseiro (quando não utilizada pode ser guardada
sob o assento central), encosto posterior com duas posições de
inclinação, suporte para cesto de lixo ou garrafas atrás do console de túnel e cabide para casaco ao lado do encosto de cabeça dianteiro direito.
Seu porta-malas leva de 485 a 1.641 litros (neste caso com o banco
rebatido), e o do S60, 424 litros. |
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O volante do
S60 é o primeiro de três raios num Volvo desde os anos 70. Como na
V70, o câmbio automático Geartronic permite operação manual,
condição em que interfere o mínimo na seleção das marchas |
Ambos têm banco traseiro
bipartido. No sedã a liberação do encosto é feita por dentro do porta-malas e o triângulo de segurança vem montado na
tampa deste, fácil de encontrar. Os dois trazem uma parede divisória embutida no assoalho e quatro ganchos de amarração; a V70 tem ainda tomada de energia 12V e porta-objetos inferior com rede de amarração.
Abaixo deste, nos dois modelos, ficam o estepe e a bateria, esta contribuindo para melhor distribuição de peso entre os eixos. |
Sob o
porta-malas da V70 há um porta-objetos, e sob este, a bateria e o
estepe de uso temporário. Os dois modelos possuem divisória para
retenção de objetos |
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Agilidade
em qualquer regime Embora com projeto básico herdado do 850, o motor que serve a ambos traz novidades
(saiba mais). É um cinco-cilindros de 2,3 litros e 20 válvulas, com turbocompressor e resfriador de ar
(intercooler), que entrega
notáveis 250 cv -- potência específica
de 107 cv/l. Mais importante, mantém uma curva de torque constante de
33,6 m.kgf de 2.400 até o regime de potência máxima, 5.200 rpm. |
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Lavadores de
farol e recolhimento elétrico dos retrovisores são opcionais que
adicionam praticidade. Curioso é a Volvo não adotar faróis de nova
tecnologia, como os superelipsoidais e as lâmpadas de xenônio |
O S60, cerca de 60 kg
mais leve, sai-se um pouco melhor em desempenho: acelera de 0 a 100 km/h em
7,2 s, ante 7,5 s da V70, e atinge velocidade máxima de 245 km/h, ou
5 a mais que a perua (dados de fábrica). O índice de consumo médio
declarado é equivalente, 9,7 km/l no sedã e 9,6 km/l da perua. No uso prático, o computador de bordo de ambos
indicou a faixa de 8 a 9 km/l durante a avaliação, com uso predominante em
estrada -- e o melhor é que esse valor não piora muito ao se trafegar em
ritmo de autobahn alemã... |
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