![]() |
Muito mais que segurança
|
Mundialmente renomada pelo padrão de segurança de seus modelos, a Volvo vem enfrentando, nos últimos anos, o estigma de produzir carros sisudos demais, de estilo quadrado e desinteressante. Começando pelos elegantes S40/V40, em 1995, passando pelos sedutores cupê e conversível C70 e chegando aos recentes S80, V70 e S60
(saiba mais sobre este último), a marca sueca vem renovando sua oferta com automóveis não apenas luxuosos, robustos e seguros, mas agradáveis aos olhos. |
Lançado em 1998, o S80 marcou uma nova tendência de desenho na Volvo, com a saliência bem definida que vai do capô às lanternas traseiras, estas de formato inusitado. A grade protuberante carrega a barra diagonal que identifica a marca, sendo ladeada por faróis de
superfície complexa com lavador e limpador -- acionados junto do lavador de pára-brisa, garantem lentes limpas sob chuva, essencial para a eficiência da iluminação. Curiosamente as lentes são de vidro, não do moderno policarbonato. Os detalhes cromados estão na medida certa e as rodas raiadas de 17 pol trazem um ar esportivo e atraente -- há opção pelas de 16 pol e por diversos modelos. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é muito bom, 0,28, embora não o melhor da categoria. De um carro deste segmento não se esperaria pouca sofisticação no interior, mas o S80 consegue surpreender mesmo assim. O revestimento dos bancos e portas combina couro liso e alcântara, que retém melhor o corpo nas curvas, e adota agradáveis tons claros -- felizmente, nem todas as marcas rendem-se à condenável preferência de alguns brasileiros por interiores pretos. |
![]() |
Lançado em 1998, o S80 introduziu o conceito de estilo que tomou conta de toda a linha; a versão T6 possui dois turbos e representa o topo da oferta da marca no Brasil |
Ambos os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico de altura, inclinação do assento e do encosto, com memórias para o do motorista. Além das bolsas nos encostos, há outras diante dos assentos dianteiros. O espaço interno é quase de limusine e mesmo o quinto passageiro, em geral desprezado em carros de luxo, encontra boa acomodação -- dispondo, claro, de cinto de três pontos e encostos de cabeça. |
Painel claro e com iluminação permanente, comandos de áudio e velocidade no volante, toca-CD para 20 discos no painel e alta qualidade sonora: ambiente dos mais agradáveis | ![]() |
Instalado com um conforto que permite longos percursos sem cansaço, o motorista está diante de um painel moderno e bem desenhado e de um excelente volante -- de quatro raios, claro -- com
controle automático de velocidade e comandos do sistema de áudio. Na Europa é incluído comando de telefone móvel, cujo teclado
substitui o pequeno porta-objetos no alto do console. O sistema, contudo, ainda não opera no Brasil. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados