Show de detalhes Os pormenores bem elaborados vão se sucedendo em uma análise atenta. Avisos sonoro e visual, ambos permanentes, lembram o motorista de atar o cinto, cuja ancoragem inferior externa é feita no próprio banco, para que seu ajuste longitudinal não a afete. Os controles elétricos de vidros trazem proteção antiesmagamento, temporizador e função um-toque nos dianteiros. A porta do motorista é destravada em separado ao primeiro toque no comando a distância. |
Os faróis se desligam junto da ignição
-- mas, se estiverem em posição lanterna esta é mantida, para sinalizar o veículo estacionado. A iluminação interna inclui luzes de leitura, de cortesia nas portas (que um dia foram comuns, lembra-se?) e no assoalho dianteiro. Pelo controle remoto do alarme podem-se acender as lanternas e as luzes sob os retrovisores externos, para encontrar o carro em um estacionamento ou iluminar a seu redor.
O carro avaliado, contudo, não trazia ajuste elétrico do facho dos faróis,
embora não tenha feito falta. Eficiente e bem distribuído pelo interior, com difusores montados nas colunas centrais em direção à traseira, o ar-condicionado permite escolher temperaturas distintas para motorista e passageiro. O teto solar possui comando elétrico do tipo um-toque e não faz barulho excessivo em velocidades como 120 km/h. O comutador de farol alto/baixo não permite acendê-los já em alto, defeito que se arrasta na linha Volkswagen há décadas, e a definição exata de esforço na alavanca permite lampejar o facho alto sem seu acendimento involuntário, que ocorre em alguns modelos. |
![]() Revestimento combina couro e alcântara e os bancos dianteiros trazem ajuste elétrico, mas o de apoio lombar é manual e tem acesso incômodo. Observe o contorno inferior da coluna, parte do sistema de proteção contra colisões laterais SIPS |
![]() Recurso típico da Volvo: um assento infantil embutido no apoio de braço central. O quinto passageiro também dispõe de encosto de cabeça e cinto de três pontos, além de acomodações melhores do que se encontra normalmente em carros de luxo |
A Volvo previu amplos porta-objetos no console central, com local para moedas, CDs e dois porta-copos; o limpador de pára-brisa demora a varrer quando se aciona o lavador, para evitar
riscos no vidro; o retrovisor interno é fotocrômico e o externo esquerdo usa lente
biconvexa, que todo automóvel deveria ter em prol da segurança no tráfego. Apesar da ampla faixa degradê no pára-brisa, poderia haver pára-sóis duplos e com extensores, para proteção eficiente do sol
quando incide pelas laterais. |
Acabou? Não, falta o porta-malas. De
capacidade mediana (403 litros, segundo a Volvo), tem dobradiças externas e pantográficas (permitem abertura superior a 90 graus e não interferem no espaço da bagagem), triângulo montado na tampa (logo à mão, mesmo carregado), quatro ganchos para amarração da carga e acesso pelo apoio de braço central do banco, que os europeus usam para transportar esquis. Continua |
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