Torque é destaque do Strada 1,8 O
segundo Fiat com motor GM revela muita força em |
A contínua desvalorização do real trouxe um problema para a Fiat: ficou caro importar os motores 1,6-litro de 16 válvulas (tanto o de curso curto quanto o de curso mais longo) da Itália, para equipar as linhas Palio, Brava e Doblò. Com a associação com a General Motors, a solução estava em casa: adotar motores nacionais, produzidos pela Powertrain, empresa formada por ambas para esse fim. |
A potência
máxima caiu em 3 cv, mas o torque do antigo motor 1,6 16V, atingido a
4.500 rpm, é superado a apenas 2.000 giros no novo propulsor, o mesmo
do Stilo, Corsa e Meriva |
![]() |
A linha 2002 era composta por versões Working 1,5 (de cabine simples ou estendida), Working 1,6 16V (apenas cabine simples), Adventure 1,6 16V e LX 1,6 16V (ambas só com cabine estendida). Agora, no modelo 2003, sai de cena a LX, a Adventure vem apenas com o "GM" 1,8 e a Working, além da opção de cabines, pode vir tanto com este motor quanto com o Fire
1,25.
Compare os preços. |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Os 17
m.kgf de torque facilitam algumas brincadeiras ao volante do
Adventure, Portanto, não resta dúvida que o Strada ficou muito ágil.
Avaliado pelo BCWS em Araxá, MG na versão Adventure, o picape responde muito bem ao acelerador e pode ser dirigido com desenvoltura em
baixas rotações. Nada mais natural do que alongar as relações de transmissão: isso foi feito na quinta marcha e no diferencial, que somam 9% de alongamento, o que se reflete em quase 400 rpm
menos a 120 km/h nessa marcha. A transmissão em si é exclusiva para
esse motor, com alavanca mais próxima do painel do que nos demais
Stradas. |
Avaliações - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 26/11/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |