Em tempo real
O CR-V de segunda geração traz
um novo e moderno motor de quatro cilindros e 2,4 litros, em
substituição ao de 2,0 litros (ainda em uso em alguns mercados). É a
mesma unidade do novo Accord, mas recalibrada com ênfase no torque em
baixas rotações. De fato, enquanto os 156 cv de potência representam
ganho de 6% sobre o motor antigo, o torque máximo cresceu 19%,
passando a 22 m.kgf a 3.600 rpm, regime baixo para um 16-válvulas.
O mérito vai para dois sistemas: o coletor
de admissão de geometria variável e o comando de válvulas variável
i-VTEC (saiba mais sobre técnica), cuja
atuação é percebida pelo motorista sob forma de uma agradável força em
qualquer regime. Esse motor, de relação r/l
presumivelmente crítica, possui duas árvores
de balanceamento que atenuam as vibrações (e dois coxins
hidráulicos que contêm sua transmissão ao veículo), embora estas ainda
apareçam em alta rotação.
A tração integral do CR-V é do tipo denominado Real Time pela Honda,
ou "em tempo real". Na prática, é uma tração dianteira convencional
que passa a transmitir torque às rodas traseiras quando as da frente
perdem aderência. É um sistema similar ao de alguns automóveis (como
Golf, Audi S3 e TT, Volvo S60 AWD) e totalmente automático, não
havendo participação do motorista -- mas que tem suas limitações.
O manual do veículo aponta uma delas: em uma situação fora-de-estrada
de maior exigência, como um atoleiro, a contínua patinação das rodas
traseiras pode superaquecer o sistema, que então se desativa e passa a
ser uma tração dianteira apenas. Convenhamos, não é bem o que se
gostaria de descobrir no meio da trilha, mas o fato é que SUVs como
este não foram projetados para uso severo longe do asfalto. Por isso,
também não incomoda a falta de redução na caixa de câmbio.
Em contrapartida, nas
condições de uso mais comuns desses veículos, o CR-V agrada
plenamente. O motor é bastante adequado (veja abaixo a simulação de
desempenho) e o consumo não é
excessivo. Continua
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Interessantes e funcionais: as
alavancas de câmbio e do freio de estacionamento, diretamente no
painel |