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O espaço é bom na frente e aceitável atrás, chegando a surpreender no sentido longitudinal, dado o comprimento do carro -- 3,57 metros, menos que um Ka. Os bancos são tipicamente alemães, ou seja, bem firmes, mas não cansam em longos percursos. O traseiro fica bem alto e isso ajuda na visibilidade, mas acentua a tendência a oscilar que os passageiros sentem em estradas sinuosas. Rebater e, quando possível, remover as partes (1/3 e 2/3) desse banco é relativamente simples e cria um assoalho plano, como num furgão, que pode ser completado com a retirada do banco dianteiro direito.

As linhas do Classe A ainda chamam a atenção nas ruas. O formato "invertido" de uma das colunas gera controvérsia
O porta-malas oferece boa capacidade, 350 litros, e pode chegar a 1.700 litros com a remoção dos bancos móveis. Para um bom aproveitamento é preciso manter a bagagem na vertical. Em suas laterais ficam porta-objetos e, no Elegance avaliado, o toca-CD para seis discos. No assoalho, ganchos de amarração e, por baixo, o estepe com roda em aço estampado -- deveria ser de alumínio na versão de luxo.

Câmbio curto, em busca de agilidade

O Best Cars Web Site sempre enfatizou que o desempenho do A 160, mesmo com o câmbio longo, não era fraco ou insuficiente. A distribuição de torque e a suavidade de funcionamento do motor Mercedes faziam prodígios para a cilindrada, deslocando bem o carrinho de 1.085 kg. Só que muita gente parece não entender como funciona um câmbio 4+E (saiba mais), em que a quinta marcha serve apenas para manter a velocidade no plano, não para retomá-la. Ultrapassar rapidamente exige o uso da quarta e mesmo da terceira.

O novo motor traz um ganho de torque e potência bem-vindo, embora o desempenho do 1,6 litro já atendesse bem à proposta
Aliado a gibis que comparavam a retomada de 40 a 100 km/h em quinta -- por si só um teste sem utilidade -- do Classe A à de carros de câmbio bem curto, como o Ka 1.000, esse desconhecimento do público criou a imagem de carro sem agilidade, levando a Mercedes à alteração. Quanto ao A 190, a explicação é simples: se potência é bom, mais é melhor. E, não resta dúvida, um motor mais generoso combina melhor com a imagem da marca da estrela.

O 1,9-litro mantém a arquitetura básica do 1,6, com bloco também de alumínio, comando simples e apenas duas válvulas por cilindro -- solução que parece não ter afetado a potência específica, 65 cv/l, típica dos motores multiválvula de hoje. Para uma cilindrada 18% maior, a potência máxima cresceu 22%, em relação ao novo A 160, e o torque máximo 20%. Este se manifesta apenas a 4.000 rpm, mas percebe-se boa distribuição por todos os regimes. A maciez de funcionamento continua um ponto alto e denota qualidade de projeto e fabricação.

Além do padrão de revestimento superior, o Elegance (direita) traz de série itens que
são opcionais no Classic, como volante ajustável e controle elétrico dos vidros traseiros

Junto do motor de 125 cv veio a transmissão de marchas mais próximas entre si: foram encurtadas terceira, quarta e quinta, esta em 19%. Como o diferencial foi mantido, já era esperado um comportamento quase esportivo do A 190, que responde rápido ao acelerador mesmo em marchas mais altas. A aceleração de 0 a 100 km/h requer apenas 9,4 segundos e a velocidade máxima chega a 190 km/h, este um bom valor, mas discretamente superior ao do motor menor. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  A 160 Classic A 190 Elegance
Acionamento elétrico vidros D / T S/O S/S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND S/O
Ajuste de apoio lombar E / D ND ND
Ajuste do volante em altura / profundidade O/ND S/ND
Ajuste elétrico retrovisores E / D S/S S/S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/ND/O O/ND/O
Aquecimento S S
Ar-condicionado / controle automático O/O S/S
Bancos / volante em couro ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND S/S/ND
Câmbio automático ND ND
Comando interno do porta-malas ND ND
Computador de bordo ND ND
Conta-giros S S
Controle automático de velocidade ND ND
Controle de tração S S
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Imobilizador de motor S S
Limpador/lavador traseiro S S
Luzes de leitura D / T S/S S/S
Luz traseira de neblina S S
Rádio/toca-fitas O O
Rádio/toca-CD ND O*
Relógio S S
Repetidoras laterais de direção S S
Rodas de alumínio ND S
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico ND ND
Travamento central S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
* Disqueteira de 6 discos no porta-malas em complemento ao toca-fitas.
Outros opcionais:
Elegance - banco traseiro bipartido e removível, banco dianteiro direito removível e com regulagem de altura
Ambos - alto-falantes, antena no teto e preparação para telefone celular, embreagem automática, pneus 195/55

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