O espaço é bom na frente e aceitável atrás, chegando a surpreender no sentido longitudinal, dado o comprimento do carro -- 3,57 metros, menos que um Ka. Os bancos são tipicamente alemães, ou seja, bem firmes, mas não cansam em longos percursos. O traseiro fica bem alto e isso ajuda na visibilidade, mas acentua a tendência a oscilar que os passageiros sentem em estradas sinuosas. Rebater e, quando possível, remover as partes (1/3 e 2/3) desse banco é relativamente simples e cria um assoalho plano, como num furgão, que pode ser completado com a retirada do banco dianteiro direito. |
As linhas do Classe A ainda chamam a atenção nas ruas. O formato "invertido" de uma das colunas gera controvérsia | ![]() |
O porta-malas oferece boa
capacidade, 350 litros, e pode chegar a 1.700 litros com
a remoção dos bancos móveis. Para um bom
aproveitamento é preciso manter a bagagem na vertical.
Em suas laterais ficam porta-objetos e, no Elegance
avaliado, o toca-CD para seis discos. No assoalho,
ganchos de amarração e, por baixo, o estepe com roda em
aço estampado -- deveria ser de alumínio na versão de
luxo. Câmbio curto, em busca de agilidade O Best Cars Web Site sempre enfatizou que o desempenho do A 160, mesmo com o câmbio longo, não era fraco ou insuficiente. A distribuição de torque e a suavidade de funcionamento do motor Mercedes faziam prodígios para a cilindrada, deslocando bem o carrinho de 1.085 kg. Só que muita gente parece não entender como funciona um câmbio 4+E (saiba mais), em que a quinta marcha serve apenas para manter a velocidade no plano, não para retomá-la. Ultrapassar rapidamente exige o uso da quarta e mesmo da terceira. |
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O novo motor traz um ganho de torque e potência bem-vindo, embora o desempenho do 1,6 litro já atendesse bem à proposta |
Aliado a gibis que
comparavam a retomada de 40 a 100 km/h em quinta -- por
si só um teste sem utilidade -- do Classe A à de carros
de câmbio bem curto, como o Ka 1.000, esse
desconhecimento do público criou a imagem de carro sem
agilidade, levando a Mercedes à alteração. Quanto ao A
190, a explicação é simples: se potência é bom, mais
é melhor. E, não resta dúvida, um motor mais generoso
combina melhor com a imagem da marca da estrela. O 1,9-litro mantém a arquitetura básica do 1,6, com bloco também de alumínio, comando simples e apenas duas válvulas por cilindro -- solução que parece não ter afetado a potência específica, 65 cv/l, típica dos motores multiválvula de hoje. Para uma cilindrada 18% maior, a potência máxima cresceu 22%, em relação ao novo A 160, e o torque máximo 20%. Este se manifesta apenas a 4.000 rpm, mas percebe-se boa distribuição por todos os regimes. A maciez de funcionamento continua um ponto alto e denota qualidade de projeto e fabricação. |
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Além
do padrão de revestimento superior, o Elegance (direita)
traz de série itens que Junto do motor de 125 cv
veio a transmissão de marchas mais próximas entre si:
foram encurtadas terceira, quarta e quinta, esta em 19%.
Como o diferencial foi mantido, já era esperado um
comportamento quase esportivo do A 190, que responde rápido
ao acelerador mesmo em marchas mais altas. A aceleração
de 0 a 100 km/h requer apenas 9,4 segundos e a velocidade
máxima chega a 190 km/h, este um bom valor, mas
discretamente superior ao do motor menor. Continua |
A 160 Classic | A 190 Elegance |
Acionamento elétrico vidros D / T | S/O | S/S |
Ajuste de altura dos bancos E / D | S/ND | S/O |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | O/ND | S/ND |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | S/S | S/S |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | O/ND/O | O/ND/O |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado / controle automático | O/O | S/S |
Bancos / volante em couro | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | S/S/ND | S/S/ND |
Câmbio automático | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | ND | ND |
Computador de bordo | ND | ND |
Conta-giros | S | S |
Controle automático de velocidade | ND | ND |
Controle de tração | S | S |
Direção assistida | S | S |
Faróis de neblina | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Imobilizador de motor | S | S |
Limpador/lavador traseiro | S | S |
Luzes de leitura D / T | S/S | S/S |
Luz traseira de neblina | S | S |
Rádio/toca-fitas | O | O |
Rádio/toca-CD | ND | O* |
Relógio | S | S |
Repetidoras laterais de direção | S | S |
Rodas de alumínio | ND | S |
Terceira luz de freio | S | S |
Teto solar / comando elétrico | ND | ND |
Travamento central | S | S |
Vidros verdes | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro |
* Disqueteira de 6 discos no porta-malas em complemento ao toca-fitas. |
Outros opcionais: Elegance - banco traseiro bipartido e removível, banco dianteiro direito removível e com regulagem de altura Ambos - alto-falantes, antena no teto e preparação para telefone celular, embreagem automática, pneus 195/55 |
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