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Comentário técnico
Overdrive, termo traduzível por sobremarcha, identifica uma última marcha (em geral a quinta, mas pode ser a quarta, como no câmbio 3+E da VW nos anos 80) numericamente longa, ou desmultiplicada. Sua característica é não "encher" o motor, resultando em velocidade máxima equivalente -- ou mesmo inferior -- à da marcha imediatamente anterior.

A sobremarcha deve ser usada apenas para manter o ritmo de viagem, de preferência em piso plano. Em subidas, ultrapassagens e retomadas, é recomendável reduzir uma ou até duas marchas para "acordar" o motor, elevando o regime de rotações de modo a gerar mais potência. Para que o motorista reconheça esse tipo de câmbio à primeira vista, algumas marcas grafam na alavanca, em vez do número da marcha, letras como E (de economia, no Santana alemão) e D (de drive, caso do Ranger V6).

A grande vantagem do overdrive é a redução de consumo, pois leva o motorista a dirigir com acelerador mais aberto a um regime menor, situação de maior economia em motores a quatro tempos (
saiba mais). Ruído e vibrações também tendem a decrescer, e a durabilidade do motor a aumentar. Contudo, imposições do departamento de marketing -- que vê no câmbio mais curto um meio simples de ganhar agilidade, quando exigida pelo consumidor -- já levaram ao abandono do overdrive por vários modelos, como Santana (em 1985), Tempra (1992) e Kadett (1997). Uma pena.
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; bloco e cabeçote de ferro fundido; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 100,4 x 84,4 mm. Cilindrada: 4.011 cm3. Taxa de compressão: 9:1. Potência máxima: 162 cv a 4.800 rpm. Torque máximo: 31,1 m.kgf a 2.750 rpm. Injeção multiponto seqüencial Ford.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira. Relações: 1) 3,40; 2) 2,08; 3) 1,31; 4) 1,00; 5) 0,79; ré, 3,40; diferencial, 4,56.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 286,6 mm ¢; traseiros a tambor, 280 mm ¢; antitravamento nas rodas traseiras.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, barra de torção, com estabilizador; traseira, eixo rígido, molas semi-elípticas.

RODAS - 7 x 15 pol.; pneus, 235/75 R 15 S.

DIMENSÕES - comprimento, 5,154 m; largura, 1,763 m; altura, 1,747 m; entre-eixos, 3,192 m; bitola dianteira, 1,486 m; bitola traseira, 1,455 m; capacidade do tanque, 75 l; capacidade de carga, 750 kg; caçamba, 1.060 l; peso, 1.650 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 155 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,6 s.
CONSUMO - ND
Dados do fabricante; ND = não divulgado.
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos ou 50.000 km; rede de concessionárias, 367; informações de fábrica, 0800 90-3673.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Goodyear G95; quilometragem inicial, 18.630 km.

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