Best Cars Web Site

De qualquer modo, ainda falta ao Classe A brasileiro amortecedores com batente hidráulico, que evitariam ruídos de fim de curso ao passar mais rápido por lombadas e desníveis. Esse inconveniente é compensado pelos ótimos freios, direção leve e precisa e, em especial, por um comando de câmbio dos melhores já vistos. Até a marcha a ré tem engate fácil e cômodo, sem travas desnecessárias -- e, por ser sincronizada, pode entrar antes da parada completa do carro, o que ajuda em manobras de estacionamento.

As qualidades mecânicas do Classe A são mantidas no A 160 Classic, mas um Mercedes certamente combina melhor com o conforto e o desempenho da versão topo-de-linha
O A 190 trazia ainda embreagem automática, sistema que a marca insiste em chamar de câmbio semi-automático, gerando confusão. O câmbio em si é idêntico ao convencional, mas um sensor detecta a mudança de marcha e é acionada a embreagem, com precisão impecável. O sistema chega a segurar a embreagem por instantes em reduções agressivas de marcha, aquelas que elevariam em muito o regime de giros, a fim de evitar trancos.

No uso urbano, é uma enorme conveniência não ter o desgastante pedal da esquerda. Ao contrário de um câmbio automático, o carro não "briga" com os freios: basta aplicá-los para que a embreagem atue, com ganho em economia. Mas, ao soltar o freio, um leve impulso movimenta o veículo no anda-e-pára do tráfego pesado. Outra facilidade aparece nas saídas em aclive, pois o pé esquerdo fica livre para dosar o freio e não é preciso apelar para o de estacionamento. Um indicador de marcha no painel pisca se ela não for adequada para a velocidade. Enfim, é um sistema caro (R$ 1.930), mas que se paga com a comodidade.
Com pneus 195/55 e embreagem automática o A 190 Elegance fica ainda melhor, permitindo desfrutar do que um Classe A pode oferecer. E não custa muito mais
Ao final, fica a pergunta: vale a pena pagar 10% mais pelo A 190 Elegance em relação ao A 160 Classic, com os opcionais avaliados? A versão mais em conta não chega a ser lenta ou despojada, mas é inegável que o prestígio da estrela que carregam na grade combina bem melhor com o acabamento caprichado, a agradável reserva de potência e o conforto da embreagem automática do Classe A topo-de-linha. Analisados frente a frente, não restou a menor dúvida.
Ficha técnica
  A 160 Classic A 190 Elegance
MOTOR
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 2
Diâmetro e curso 79,5 x 80 mm 85,6 x 84 mm
Cilindrada 1.598 cm3 1.898 cm3
Taxa de compressão 10,6:1 10,8:1
Alimentação Injeção multiponto seqüencial
Potência máxima 102 cv a 5.250 rpm 125 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 15,3 m.kgf a 4.000 rpm 18,4 m.kgf a 4.000 rpm
CÂMBIO
Marchas 5
Relação da 1a./2a. 3,267 / 1,923
Relação da 3a./4a. 1,344 / 1,026
Relação da 5a./diferencial 0,829 / 4,06
Regime a 120 km/h em 5a. 3.520 rpm 3.600 rpm
Regime na vel. máxima 5.280 rpm 5.700 rpm
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento sim
DIREÇÃO
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,7 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson, estabilizador
Traseira independente, braço arrastado, estabilizador
RODAS
Dimensões 5,5 x 15 pol
Pneus 175/65 R 15 195/55 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,575 m
Largura 1,719 m
Altura 1,598 m
Entre-eixos 2,423 m
Bitola dianteira 1,50 m
Bitola traseira 1,45 m
Capac. tanque 54 l
Porta-malas 350 a 1.700 l
Peso 1.085 kg 1.095 kg
Desempenho e consumo
  A 160 Classic A 190 Elegance
Velocidade máxima 180 km/h 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,2 s 9,4 s
Consumo a 90 km/h 17 km/l 15,9 km/l
Consumo a 120 km/h 12,7 km/l 12,2 km/l
Garantia e assistência
Garantia 1 ano sem limite de quilometragem
Rede de concessionárias 54
Informações de fábrica 0800 11-4044
Dados dos carros avaliados
  A 160 Classic A 190 Elegance
Ano-modelo 2001
Pneus Pirelli P3000 Bridgestone B390
Quilometragem inicial 1.700 km 1.750 km
Dados da ficha técnica, desempenho e consumo fornecidos pelo fabricante

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados