De qualquer modo, ainda falta ao Classe A brasileiro amortecedores com batente hidráulico, que evitariam ruídos de fim de curso ao passar mais rápido por lombadas e desníveis. Esse inconveniente é compensado pelos ótimos freios, direção leve e precisa e, em especial, por um comando de câmbio dos melhores já vistos. Até a marcha a ré tem engate fácil e cômodo, sem travas desnecessárias -- e, por ser sincronizada, pode entrar antes da parada completa do carro, o que ajuda em manobras de estacionamento. |
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As qualidades mecânicas do Classe A são mantidas no A 160 Classic, mas um Mercedes certamente combina melhor com o conforto e o desempenho da versão topo-de-linha |
O A 190 trazia ainda embreagem automática,
sistema que a marca insiste em chamar de câmbio semi-automático,
gerando confusão. O câmbio em si é idêntico ao
convencional, mas um sensor detecta a mudança de marcha
e é acionada a embreagem, com precisão impecável. O
sistema chega a segurar a embreagem por instantes em reduções
agressivas de marcha, aquelas que elevariam em muito o
regime de giros, a fim de evitar trancos. No uso urbano, é uma enorme conveniência não ter o desgastante pedal da esquerda. Ao contrário de um câmbio automático, o carro não "briga" com os freios: basta aplicá-los para que a embreagem atue, com ganho em economia. Mas, ao soltar o freio, um leve impulso movimenta o veículo no anda-e-pára do tráfego pesado. Outra facilidade aparece nas saídas em aclive, pois o pé esquerdo fica livre para dosar o freio e não é preciso apelar para o de estacionamento. Um indicador de marcha no painel pisca se ela não for adequada para a velocidade. Enfim, é um sistema caro (R$ 1.930), mas que se paga com a comodidade. |
Com pneus 195/55 e embreagem automática o A 190 Elegance fica ainda melhor, permitindo desfrutar do que um Classe A pode oferecer. E não custa muito mais | ![]() |
Ao final, fica a pergunta: vale a pena pagar 10% mais pelo A 190 Elegance em relação ao A 160 Classic, com os opcionais avaliados? A versão mais em conta não chega a ser lenta ou despojada, mas é inegável que o prestígio da estrela que carregam na grade combina bem melhor com o acabamento caprichado, a agradável reserva de potência e o conforto da embreagem automática do Classe A topo-de-linha. Analisados frente a frente, não restou a menor dúvida. |
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Dados da ficha técnica, desempenho e consumo fornecidos pelo fabricante |
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