Cinco portas
e esportivo de 16 Quatro
anos depois, o médio da GM ganha versões |
Hatchback médio-pequeno de cinco portas é novidade na General Motors brasileira. O único modelo Chevrolet com essa configuração, tão bem-sucedida entre as marcas concorrentes, foi o Astra de primeira geração, importado da Bélgica em 1995 e 1996. Ao lançar seu sucessor, em 1998, a GM tomou o incompreensível caminho de restringir a versão
hatch a três portas, oferecendo como opção o três-volumes (Sedan) de quatro portas. |
Frente mais
agressiva e traseira mais suave atualizam o estilo de todo Astra, mas
é no É isso mesmo: logo a
versão focada no público jovem terá como opção única as cinco
portas (as três ficam como opção de entrada apenas), um contra-senso que despertará algumas críticas. O Astra que
marca o retorno da denominação, extinta em 1997 com o fim do Corsa
GSi, é basicamente a combinação do pacote conhecido até então
como Sport ao motor de 16 válvulas e 136 cv, que vinha só nos
acabamentos básico e CD. Também aqui a GM prova ter, finalmente,
ouvido o consumidor, já que um "esportivo" com o comportado
motor de oito válvulas não fazia sentido. |
As esperadas
cinco portas enfim disponíveis, mas o GSi deveria vir com três O conjunto parece apto
a agradar à maioria, mas a frente arrojada não combina com o
restante em versões mais pacatas, em particular o Sedan (o mesmo
ocorre no Gol 2003). Com o GSi é o
contrário: a adição de spoiler dianteiro, aerofólio e saia
traseiros e rodas de 16 pol com pneus 205/55, exatamente o que trazia
o Sport, torna o conjunto muito atraente.
O comprimento do carro cresceu 9 cm e o GSi é ainda 7 cm mais longo,
devido ao spoiler frontal. Pequena
perda foi a trava de segurança do capô, antes bem acessível como
uma lingüeta que saltava pela grade, agora oculta abaixo dela. Continua |
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