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Cinco portas e esportivo de 16
válvulas, enfim no Astra

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Quatro anos depois, o médio da GM ganha versões
que deveriam ter existido sempre. E outras novidades

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Hatchback médio-pequeno de cinco portas é novidade na General Motors brasileira. O único modelo Chevrolet com essa configuração, tão bem-sucedida entre as marcas concorrentes, foi o Astra de primeira geração, importado da Bélgica em 1995 e 1996. Ao lançar seu sucessor, em 1998, a GM tomou o incompreensível caminho de restringir a versão hatch a três portas, oferecendo como opção o três-volumes (Sedan) de quatro portas.

Agora isso acabou. Com o lançamento da linha 2003 do Astra, a prática versão de cinco portas passa a fazer parte da oferta, ao lado das opções habituais de três e quatro portas. A marca aproveitou o ensejo para aplicar em todas as versões retoques estéticos -- exclusivos para o modelo brasileiro, já que o alemão permanece intocado desde 1997 -- e trazer de volta a sigla GSi, em um Astra cinco-portas esportivo.

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Frente mais agressiva e traseira mais suave atualizam o estilo de todo Astra, mas é no
GSi que elas ficam mais atraentes, graças aos spoilers, aerofólio e rodas de 16 pol

É isso mesmo: logo a versão focada no público jovem terá como opção única as cinco portas (as três ficam como opção de entrada apenas), um contra-senso que despertará algumas críticas. O Astra que marca o retorno da denominação, extinta em 1997 com o fim do Corsa GSi, é basicamente a combinação do pacote conhecido até então como Sport ao motor de 16 válvulas e 136 cv, que vinha só nos acabamentos básico e CD. Também aqui a GM prova ter, finalmente, ouvido o consumidor, já que um "esportivo" com o comportado motor de oito válvulas não fazia sentido.

É fácil identificar o Astra 2003 de qualquer ângulo. Capô, grade (com a barra cromada que tem identificado os novos Chevrolets) e um pára-choque dianteiro protuberante trazem um ar agressivo à frente, enquanto a tampa traseira deixa de alojar a placa, para uma aparência mais suave, ao estilo dos mais recentes modelos da Opel, a GM alemã. Faróis e lanternas também mudaram, aqueles trazendo refletor superelipsoidal no facho baixo, inédito na marca.

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As esperadas cinco portas enfim disponíveis, mas o GSi deveria vir com três
como opção. Seu painel é o mesmo das outras versões, exceto nas cores distintas

O conjunto parece apto a agradar à maioria, mas a frente arrojada não combina com o restante em versões mais pacatas, em particular o Sedan (o mesmo ocorre no Gol 2003). Com o GSi é o contrário: a adição de spoiler dianteiro, aerofólio e saia traseiros e rodas de 16 pol com pneus 205/55, exatamente o que trazia o Sport, torna o conjunto muito atraente.  O comprimento do carro cresceu 9 cm e o GSi é ainda 7 cm mais longo, devido ao spoiler frontal. Pequena perda foi a trava de segurança do capô, antes bem acessível como uma lingüeta que saltava pela grade, agora oculta abaixo dela. Continua

Os preços
Básico 3-portas R$ 28.590 CD 3-portas R$ 33.480
Básico 5-portas R$ 29.990 CD 5-portas R$ 34.880
Básico Sedan R$ 31.550 CD Sedan R$ 36.440
GSi 5-portas R$ 35.990 Vigentes em 20/9/02

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Data de publicação deste artigo: 21/9/02

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