Best Cars Web Site

O BCWS dirigiu o GSi e o CD hatch automático no Campo de Provas da Cruz Alta (saiba mais). As sensações ao volante são bem conhecidas, por se tratar da mesma mecânica dos anos anteriores, mas agradam ao perfil de usuário de cada versão. O oito-válvulas esbanja torque em baixa rotação, o que tem faltado a alguns lançamentos como o Stilo e o 307, e sua transmissão automática é suave e eficiente.

Clique para ampliar a imagem O agradável interior do Astra CD: revestimento claro, boa dotação de equipamentos, transmissão automática e o novo ar-condicionado automático
Clique para ampliar a imagem

A suspensão é que poderia ser mais macia, visando ao conforto, pois esses e outros concorrentes (como o Focus) são mais suaves ao rodar sem oferecer menor estabilidade. Também permanece o acelerador pesado e cansativo em longos percursos, apontado pelo BCWS desde 1998.

Dirigir o GSi com vigor, porém, é um grande prazer. O bom rendimento do motor 16V, que não penaliza tanto as respostas em baixa, a suspensão firme -- neste caso muito bem-vinda -- e as largas "patas" 205/55-16 estão plenamente de acordo com a proposta esportiva. Os pneus fazem grande diferença no comportamento em curvas, como a comparação das duas versões comprovou. Embora saia claramente de frente, como se espera de um tração-dianteira para uso em rua, esse Astra garante sorrisos de orelha-a-orelha após uma sessão como a proporcionada aos jornalistas nesse evento.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O saudável motor de 16 válvulas e 136 cv, finalmente no lugar certo: dentro do Astra
esportivo. Com pneus 205/55-16, o GSi faz curvas com aderência surpreendente

A GM tem enfim um sucessor à altura para o Kadett GSi, descontinuado há oito anos, já que as versões Sport do Kadett e do Astra não passavam de apliques cosméticos em torno de um comedido motor de oito válvulas. Certamente não é o bastante para enfrentar o Stilo Abarth ou o Golf GTI, com 170 e 180 cv, na ordem, mas o GSi tem o trunfo do preço bem inferior: começa em R$ 36 mil -- com ar-condicionado, mas sem bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS), teto solar de comando elétrico, rádio/toca-CDs e volante revestido de couro, seus principais opcionais.

Para deixar essas feras para trás, bastaria oferecer no mercado nacional o motor 2,0-litros turbo de 192 cv, produzido em São José dos Campos, SP para exportação. Interessados? E-mails à GM...

Ficha técnica
Astra GSi

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 9,6:1. Potência máxima: 136 cv a 5.400 rpm. Torque máximo: 19,2 m.kgf a 4.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, traseiros a disco; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção, estabilizador,
RODAS - 6 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16 V.
DIMENSÕES - comprimento, 4,266 m; largura, 1,709 m; altura, 1,431 m; entreeixos, 2,614 m; capacidade do tanque, 52 l; porta-malas, 370 l; peso, 1.180 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 203 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,1 s. CONSUMO - em cidade, 9,8 km/l; em estrada, 15,1 km/l.
Dados do fabricante

Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados