Best Cars Web Site

Onde a GM deveria ter concentrado esforços, o interior do Astra, a evolução foi pequena: mais tecido nos painéis de porta, iluminação amarela nos instrumentos (um tanto pobre), maçanetas cromadas (apenas no CD e GSi) e novos tons no painel, claros no Astra básico, escuros no GSi e com duas cores no CD. Nada que eliminasse a impressão negativa, quanto a alguns materiais, a quem conhece concorrentes como Focus, Golf e Peugeot 307. O revestimento dos bancos do GSi, embora alegre, é um tanto simples. Seu painel tem fundo branco nos instrumentos e seção central em prateado.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O acabamento do GSi decepciona pela simplicidade, mas a posição de dirigir
agrada. As largas colunas traseiras contribuem para o ar robusto do cinco-portas

Por outro lado, há novos itens de conforto e conveniência: controle automático de temperatura do ar-condicionado, controlador de velocidade também com câmbio manual, alerta para excesso de velocidade (programável entre 30 e 130 km/h), tomada de energia 12V no porta-malas (exceto no cinco-portas, o que é incompreensível), limpador do vidro traseiro automático no hatch (aciona-se ao engatar a ré com os dianteiros ligados), retrovisor interno fotocrômico e externos com lente azul. O Astra ganhou ainda a opção de bolsas infláveis laterais, pela primeira vez num GM nacional. O Sedan traz sistema de abertura do porta-malas acionado pelo interior, o que previne acidentes com crianças (e pode ser usado em um seqüestro).

As cinco portas, que a Opel nunca ousou deixar de oferecer no modelo europeu, representam uma interessante combinação para o Astra: as mesmas facilidade de acesso e conveniência (como portas menores e mais leves e o cinto de segurança mais à mão de quem viaja na frente) do Sedan aliadas a um estilo mais esportivo. A nova versão também custa menos que a três-volumes (veja tabela). Assim, embora a GM espere que represente 35% das vendas, com 50% para o Sedan e 15% para o três-portas, o BCWS acredita que o bonito cinco-portas logo assumirá a liderança dentro da linha.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

A versão CD, vista aqui com cinco e quatro portas, recebeu as mesmas alterações
de estilo, que a aproximam dos mais recentes modelos da Opel alemã

O divertido GSi   Não há alterações mecânicas no Astra 2003. Os motores de 2,0 litros com oito ou 16 válvulas, de 116 e 136 cv na ordem, são os mesmos, mas o segundo passa a ser exclusivo do GSi -- segundo a GM, representava cerca de 15% das vendas do Sedan e ainda menos do hatch. Nada de novo também no câmbio (com opção pelo automático de quatro marchas, exceto no GSi), freios, suspensões. Continua

Campo de provas ou parque de diversões?

O Campo de Provas da Cruz Alta, que a GM mantém em Indaiatuba, SP, é um daqueles locais que todo entusiasta por automóvel deveria conhecer uma vez na vida. Considerado pela empresa um dos três melhores do mundo, utilizar algumas de suas pistas ao volante de um bom carro é um prazer que demora a ser esquecido.

Clique para ampliar a imagem

Neste lançamento a GM utilizou um percurso através das pistas circular ("reta infinita") e D1. A primeira é um enorme círculo de 4,3 km de extensão, construído com inclinação exata de modo a manter a direção do veículo mesmo que o motorista solte o volante, graças à compensação entre as forças centrífuga e centrípeta. São três pistas, cada uma com sua inclinação. Partindo da mais baixa, à direita, basta ganhar velocidade para que o carro "suba" para

Clique para ampliar a imagem

a esquerda, alcançando seu topo (foto ao lado) a cerca de 150 km/h. Só então é preciso segurar o volante para não chegar ao guard-rail. Desacelerando, o carro "desce" para as pistas à direita. A sensação de rodar perto de 200 km/h na pista mais alta (na foto acima o Astra GSi), tendo à frente apenas asfalto e o céu, é indescritível para os aficionados.

Mas a diversão não acabava por aí. Depois de 3,9 km, um desvio levava à D1, a pista de testes de durabilidade, composta por situações muito variadas: piso ondulado, esburacado, de paralelepípedos, simulação de linha férrea e, claro, deliciosos trechos sinuosos de bom asfalto, onde se podem conhecer os limites de estabilidade do carro.

A GM realmente caprichou neste evento em Cruz Alta. Já estamos esperando o próximo.

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados