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O contra-ataque das peruas

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Peugeot lança a elegante e espaçosa 307 SW, uma das
poucas opções para quem não quer uma minivan

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Quando o BCWS publicou, em setembro do ano passado, o editorial "Vida longa às peruas", houve quem perguntasse: que peruas? De fato, a oferta nacional, já então limitada a Parati, Palio e Marea Weekend e Escort SW, reduziu-se ainda mais com a extinção do modelo da Ford no final do ano. À parte as duas pequenas e a já antiga Marea, o comprador de peruas fica hoje entre poucas opções importadas, como a Citroën Xsara Break, e o crescente segmento de minivans.

O estilo moderno e equilibrado é um dos trunfos da 307 SW, que chega em versão única de acabamento, bem-equipada, por R$ 54,5 mil Clique para ampliar a imagem

Só que nem todos -- como o autor -- apreciam monovolumes, por seu estilo, comportamento dinâmico ou posição de dirigir. Na Europa, mesmo perdendo espaço para os "minifurgões" (tradução do termo inglês minivan), as peruas médias existem em quase todas as marcas, oferecendo mais espaço para passageiros e bagagem sem prejudicar os dotes dos sedãs ou hatches de que derivam. E um dos melhores exemplos acaba de chegar ao Brasil: a Peugeot 307 SW.

Com linhas modernas e agradáveis, a sucessora da 306 Break (veja abaixo por que a denominação mudou) pode parecer só mais um hatch com o teto encompridado, mas não é. Com o aumento da distância entre eixos de 2,6 para 2,7 metros (aproveitada com portas traseiras maiores), associada às amplas medidas de altura, largura e comprimento, a marca do leão conseguiu acomodar bem cinco pessoas em assentos individuais.

Clique para ampliar a imagem Modularidade de minivan: bancos traseiros individuais, ajustáveis em distância do assento e inclinação do encosto, podendo o central ser rebatido ou retirado

Os bancos traseiros podem ser ajustados em distância e em inclinação do encosto, ou então reposicionados em até 20 combinações. O central transforma-se em uma mesa ou é removido para que os laterais se aproximem, como na Chevrolet Meriva. Um banco pode ainda ser instalado no que seria a terceira fileira (a marca optou por só oferecer como acessório pós-venda os bancos adicionais traseiros, que o BCWS entende que seriam um grande trunfo contra a Zafira se montados de série). É possível também instalar uma minigeladeira no local do banco central -- só que este, 5 cm mais estreito que os laterais, é desconfortável para adultos que não sejam magros. Continua

Por que SW e não Break
Perua na Fiat é Weekend; na Opel (GM alemã), Caravan; na Volkswagen européia, Variant; e na Peugeot e na Citroën, Break. A regra foi quebrada com as recentes derivações dos Peugeots 206 e 307, que adotaram a sigla SW (station wagon) em vez do consagrado nome. No caso da 307, porém, existem ambas as versões: foi o modo que a marca utilizou para diferenciar as opções de cinco lugares (Break) e de sete (SW), esta última exclusiva também no teto de vidro. No estilo, mecânica e mesmo nas dimensões são idênticas.

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Data de publicação: 26/4/03

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