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Como já ocorrera com esse motor, a marca optou por um encurtamento algo excessivo das relações de marcha do 2,0 para o mercado brasileiro, gerando um regime aproximado de 3.600 rpm a 120 km/h em quinta. O resultado é um comportamento ágil nas retomadas, mas à custa de ruído e consumo desnecessários, dada a boa reserva de torque. Este motor tem a desvantagem de ser mais áspero que o 1,6, dando a impressão de excesso de rotações.

Clique para ampliar a imagem Apesar de pesada, a SW anda bem com o moderno motor 2,0-litros de 138 cv: acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a 200 km/h, de acordo com a Peugeot

A velocidade máxima declarada de 200 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, de 10,5 segundos, são melhores que nas minivans nacionais, mas o consumo não é divulgado. As suspensões, freios e câmbio são similares aos do hatch, mas continua faltando a opção de caixa automática -- na Europa é oferecida a Tiptronic de quatro marchas, que permite mudanças manuais com operação seqüencial.

Onde a 307 SW deixa os monovolumes para trás é no comportamento dinâmico: graças à menor altura e à tradicional atenção da Peugeot a esse fator, comporta-se nas curvas como qualquer bom automóvel, transmitindo confiança, como constatamos em algumas alças de acesso no percurso de avaliação -- este não previa curvas, uma pena.

O comportamento dinâmico é um dos pontos altos, transmitindo confiança; observe o mesmo tom prateado aplicado às maçanetas, moldura da placa traseira e barras longitudinais do teto Clique para ampliar a imagem

A novidade francesa promete agradar: tem as qualidades que vêm fazendo o sucesso das minivans -- incluindo a posição de dirigir elevada, de acordo com os ajustes escolhidos do banco e do volante -- sem seus inconvenientes. Realmente a preferiríamos com sete lugares, acabamento claro e relações de marcha mais longas, como é vendida na Europa. Mas quem sabe a Peugeot atenda aos apelos populares -- já atendeu ao principal, que era oferecer uma moderna opção às minivans.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 19,4 m.kgf a 4.100 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção, estabilizador.
RODAS - 15 pol; pneus, 195/65 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,419 m; largura, 1,757 m; altura, 1,544 m; entreeixos, 2,708 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 520 l; peso, 1.355 kg.
Desempenho
DESEMPENHO - velocidade máxima, 200 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,5 s; consumo, não divulgado.
Dados do fabricante

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