Como o brasileiro gosta Da
transmissão ao acabamento, o Peugeot 307 chega |
A versão brasileira do Peugeot 307 -- produzida na França, mas importada de acordo com as preferências nacionais -- foi apresentada à imprensa, na plana região de Itu, cidade paulista distante 102 quilômetros a oeste da capital. Certamente houve mudanças em relação à versão européia (desde então à venda em outros países sul-americanos) que o
BCWS avaliou em Punta Del Leste, no Uruguai, em outubro último
(leia avaliação). |
Rodas de 15
pol somente, suspensão 3 cm mais alta, acabamento mais discreto: o
307 vem da França, mas atendendo ao gosto e às necessidades de uso
do brasileiro |
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As marchas foram encurtadas, como previmos, em nome do gosto do motorista brasileiro. Agora passou a ter cinco marchas plenas, a velocidade máxima
sendo atingida em quinta. Com isso, há um ganho relativo nas retomadas, sem que se tenha o "trabalho" de reduzir para segunda, por exemplo, ao transpor lombadas, ou para quarta em certos aclives de estrada. |
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O câmbio
bastante encurtado traz certa agilidade ao carro de 1.268 kg, mas o
desempenho piorou em relação ao vendido no exterior, por conta da
redução de 0,6 m.kgf no torque |
Um pormenor que chama a atenção no 307 é a assistência de freio nas freadas de emergência, conhecido por BAS
(brake assist system), inicialmente introduzida nos Mercedes-Benz como sofisticado sistema de controle eletrônico. No Peugeot foi adotada solução mecânica (do mesmo fornecedor, Bosch): a partir de determinado esforço no pedal, um segundo par de pistões no cilindro-mestre, concêntricos aos principais e menores em diâmetro, são os que prevalecem, desta forma ampliando a força hidráulica produzida. O "custo" é baixo: apenas um ligeiro aumento do curso do pedal.
Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 27/4/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |