Embora não fosse um fabricante com grande tradição em carros esporte, a
Mitsubishi estava interessada em participar do período em que diversas
marcas japonesas aumentavam sua atenção aos segmentos esportivos nos
Estados Unidos, depois de conquistar espaço no mercado com modelos
familiares — a Nissan, com sua
série Z, foi uma das poucas nipônicas a oferecer carros esporte aos
norte-americanos já no começo dos anos 70.
Até então, a marca havia colocado no mercado japonês versões esportivas
de bom desempenho derivadas de cupês convencionais. O
Colt Galant de 1971 já oferecia o
pacote GTO, com motores de 1,6 e 2,0 litros em uma carroceria
fastback. Seu sucessor, o Galant Lambda
de 1976, chegou a usar motor 2,0 com
turbocompressor na versão GTR. Esses cupês abriram caminho para o
novo modelo esporte da empresa, lançado em 1982: o Starion.
Com um nome originário da contração de "star of Orion", ou estrela de
Orion, o Starion não almejava apenas os compradores japoneses. Na
América, além de participar da estreia da marca Mitsubishi com o nome
original, ele seria vendido pela Chrysler (por meio das divisões Dodge e
Plymouth) com o batismo de Conquest, aproveitando uma parceria entre os
fabricantes firmada na década anterior e que ainda seria ampliada mais
tarde.
A Mitsubishi dotou o Starion de linhas modernas e, para os padrões
retilíneos de então, atraentes. Os destaques eram a frente com faróis
escamoteáveis, que estavam em voga na época, e o vidro traseiro que
parecia ter continuidade nas laterais, pelo uso de colunas bem estreitas
nessa divisão, em oposição às colunas centrais bastante largas. Mercados
como o japonês recebiam duas versões de carroceria, uma normal e outra
com para-lamas um tanto alargados — apenas a primeira foi oferecida nos
EUA do lançamento, em 1983, até dois anos depois.
Enquanto o comprimento de 4,40 metros, a altura de 1,32 m e a distância
entre eixos de 2,43 m eram compartilhados entre as carrocerias, a mais
larga — conhecida como widebody ou fatty — tinha largura total de 1,74 m
contra 1,68 m da convencional. O peso variava de 1.260 a 1.340 kg. No
interior vinham bancos com intensos apoios laterais e amplas regulagens.
Peculiar era a ancoragem dos cintos nas portas, uma forma de permitir
sua fácil colocação pelos ocupantes da frente sem causar risco de queda
na saída dos passageiros de trás — que não dispunham de muito conforto,
pois a configuração era típica de um 2+2.
A concepção mecânica do Starion era clássica, com motor dianteiro e
tração traseira, como apreciam os amantes da direção esportiva. No
mercado japonês era usado um 2,0-litros com
comando no cabeçote, duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica
e turbo, que fornecia potência de 170 cv e torque de 25 m.kgf às versões
GSR-I, GSR-II, GSR-III e GSR-X (uma GX, sem turbo, foi oferecida só por
um ano). O algarismo romano identificava o nível de equipamentos, em que
o II adicionava ao I direção assistida e controle elétrico dos vidros, e
o III, ar-condicionado, painel com instrumentos digitais, computador de
bordo e sistema de áudio mais sofisticado. Quanto ao GSR-X, vinha com
revestimento em couro e controlador de
velocidade.
Para os EUA era usado um motor de 2,6 litros, tanto para atender à
demanda por maior torque quanto para compensar os sistemas de controle
de emissões poluentes. Com turbo, injeção e relativamente modestos 145
cv, a unidade movia as versões LS, ES e LE da Mitsubishi e também as TSi
e Technica das marcas Dodge e Plymouth. Esse motor foi um dos primeiros
na produção mundial a contar com árvores de
balanceamento, que reduziam em muito as vibrações esperadas de um
quatro-cilindros de sua cilindrada.
As versões mais rápidas, de motor 2,0 turbo, eram capazes de acelerar de
0 a 100 km/h ao redor de nove segundos e de atingir velocidade máxima de
210 km/h. Além do câmbio manual de cinco marchas, o modelo podia ser
adquirido com um automático de quatro marchas e tinha
diferencial autobloqueante de série ou
como opcional, conforme a versão e o mercado. A suspensão independente
usava colunas McPherson à frente e atrás e os freios eram a disco nas
quatro rodas. Rodas de 15 pol vinham com pneus 215/60.
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