


O Gladiator, primeiro modelo da
série: caçamba Townside (normal) ou Thriftside (de para-lamas
salientes), tração traseira ou nas quatro rodas


O desenho até a cabine era o
mesmo da perua Wagoneer e havia opção de carroceria de madeira de
fábrica; a capacidade chegava a 1.000 kg |
A
marca Jeep, que surgiu na década de
1940 com um veículo militar, é reconhecida hoje em qualquer parte do
planeta por seu robusto utilitário leve, designado como série CJ (Civilian
Jeep, jipe civil) entre 1945 e 1986 e como Wrangler de 1987 até nossos
dias. Os grandes utilitários esporte da marca são também renomados,
tanto os médios, como o Cherokee
feito de 1984 a 2001, quanto os grandes, a exemplo da série
Wagoneer/Grand Wagoneer e do
Grand Cherokee ainda em produção. Contudo, há outro tipo de veículo em
que a Jeep teve relevante participação: picapes.
Seu primeiro modelo na categoria foi lançado nos Estados Unidos já em
1946, chamado apenas de Pickup Willys e com grande semelhança — tanto
visual quanto técnica — com a perua Station Wagon derivada do CJ. De
início tinha capacidade de 500 kg, aumentada no ano seguinte para uma
tonelada em uma versão com maior distância entre eixos. Esse picape
seria fabricado no Brasil de 1961 a 1982, de início como Pickup Jeep e
mais tarde como Ford F-75, embora com desenho frontal diferente do
original norte-americano — aqui foi usada a frente mais larga e
imponente introduzida pela perua
Rural. Com a estreia da perua Wagoneer nos EUA, em 1962, a
Kaiser-Jeep — formada pela aquisição da Jeep pela Kaiser em 1953 —
revelava a base a ser empregada pelo sucessor do veterano picape. No ano
seguinte ela apresentava o Gladiator (gladiador), que mantinha a parte
dianteira da perua praticamente inalterada: linhas retas, ampla grade de
frisos verticais, faróis circulares, para-brisa curvo. Terminada
a cabine vinha a caçamba de grandes dimensões, montada em separado do
compartimento de passageiros sobre o chassi independente.
No interior, ao contrário do que se espera de um Jeep da época, havia
certas comodidades como opcional: ar-condicionado, direção assistida,
aquecimento com desembaçador, rádio, acendedor de cigarros. Segundo a
publicidade, o ambiente interno "quase faz justiça a um carro de
família", o que não significava exatamente luxo, mas havia revestimento
no teto e nas portas e um vinil lavável cobrindo o banco inteiriço, que
levava três pessoas com espaço razoável. O painel, com desenho simétrico
entre os lados esquerdo e direito, destacava o velocímetro em forma de
meio círculo. Recursos úteis no fora-de-estrada, como guincho e
proteções na parte inferior do chassi, também estavam disponíveis.
O Gladiator oferecia diversas opções para atender a diferentes demandas:
tração apenas traseira ou temporária nas quatro rodas, distância entre
eixos de 3,05 ou 3,20 metros, caçamba com comprimento de 2,10 ou 2,40 m,
desenho Townside ou Thriftside (este com para-lamas destacados e caçamba
estreita, estilo conhecido como stepside), dupla rodagem no eixo
traseiro e até mesmo carroceria de madeira em vez da caçamba de aço.
Assim, o comprimento total também variava de 4,79 até 5,09 m. As versões
eram designadas como J-200 para entre-eixos curto e capacidade de meia
tonelada, J-300 para chassi longo, J-310 para sua variação com 750 kg de
capacidade, J-320 para a de uma tonelada e J-330 para carroceria de
madeira, entre outras. Mais tarde vinham a J-3000 e a J-4000, esta com
entre-eixos de 3,30 m. Outra versão era o furgão J-100 Panel Delivery,
com parte traseira fechada e capacidade de meia tonelada. Já as
variações M-715 e M-725, produzidas de 1967 a 1969, destinavam-se a
aplicações militares.
A Jeep destacava o baixo plano de carga dos picapes, até 19 centímetros
mais perto do solo que nos concorrentes, o que pouparia ao usuário "uma
milha por ano" de levantamento de peso. Outros pontos fortes eram o
grande vão livre do solo e o amplo capô que envolvia as laterais para
fácil acesso aos órgãos mecânicos. Podia ainda ser acoplada à caçamba
uma capota alta e envidraçada, ideal para acampar nos passeios longe do
asfalto. Nos primeiros anos o Gladiator era equipado com o motor Tornado
de seis cilindros em linha e 230 pol³ (3,8 litros) a gasolina, da Willys,
então o único propulsor feito nos EUA com
comando de válvulas no cabeçote. A potência de 140 cv e o torque
máximo de 26,3 m.kgf (valores brutos,
padrão neste artigo até 1971) indicavam desenvoltura para o transporte
de carga sem a necessidade de recorrer a altas rotações. O câmbio manual
podia ter três ou quatro marchas.
Continua
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