Visto de perfil, o cupê da Alfa era imponente e discreto ao mesmo tempo. Havia seis entradas de ar logo atrás do vidro lateral, na coluna central, e as maçanetas eram embutidas. Atrás, o amplo vidro se abria — liberado por uma pequena alavanca na coluna da porta — dando acesso ao tímido porta-malas. As lanternas traseiras eram quase retangulares e o duplo cano de escapamento completava o belo conjunto. Não havia um ângulo ruim: o carro era muito bonito, sem ser pretensioso. |
As persianas acima dos faróis eram um elemento de estilo marcante no cupê, que teve produção reduzida: menos de 4.000 unidades |
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Por dentro era muito luxuoso e aconchegante. Os bancos com desenho
esportivo e encosto de cabeça podiam receber revestimento em tecido
ou couro. Os ocupantes da frente iam bem acomodados; já os de trás
não tinham muito conforto. No painel completo havia dois mostradores
circulares: o da esquerda agrupava velocímetro, nível de
combustível, relógio analógico e amperímetro; o da direita tinha
conta-giros, manômetro de óleo e termômetros de água e óleo. Um
conjunto completo, original e bonito. No centro estava o
rádio/toca-fitas e, nas laterais, generosos porta-luvas. O volante
com aro de madeira tinha três raios metálicos e a alavanca de
câmbio, como habitual nos Alfas, ficava bem à mão em sua posição
elevada. Os únicos opcionais eram ar-condicionado e controle
elétrico dos vidros. |
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O compacto V8 de 2,6 litros com injeção fornecia 230 cv às rodas traseiras do Montreal |
Com taxa de compressão de 9:1, o V8
fornecia potência de 230 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 27,5
m.kgf a 4.750 rpm. A transmissão contava com câmbio manual ZF de
cinco marchas, diferencial
autobloqueante e tração traseira. E o desempenho era muito bom:
de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, 0 a 400 metros em 15,1 s e
velocidade final de 224 km/h. O som do motor cativava os ouvidos,
como em todos os carros da marca. |
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Bancos envolventes em couro ou tecido, alavanca de câmbio alta, volante de madeira e pouco espaço atrás: um interior esportivo e confortável para dois |
O Alfa Romeo Montreal foi um dos poucos carros-conceito dos anos 60 — outro foi o Lamborghini Countach — a entrar em produção em série. Era um objeto de desejo de muitos, com técnica apurada, desenho muito original e bom acabamento. Foram produzidos 3.925 exemplares até 1977. |
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