Um rebelde com causa
De início uma versão
especial, depois uma ampla gama, |
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O
nome Rambler nunca foi muito conhecido dos brasileiros. Na Europa teve
alguma projeção na década de 1960, por causa de uma associação da AMC
com a Renault francesa, mas entre os americanos foi uma marca muito
conhecida. A empresa nasceu nos Estados Unidos em 1900, a partir de um
modelo experimental feito por Thomas B. Jeffrey. A produção em série
começou apenas em 1913 e a empresa foi batizada com o nome de Rambler.
Depois mudou a razão social para o sobrenome do fundador e, em 1917, foi
absorvida pela Nash. |
Harmonia de linhas não era o forte do primeiro Rebel, em 1957, mas o motor V8 de 5,35 litros e carburador quádruplo, que fornecia 255 cv, fazia dele o segundo mais rápido americano |
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Modelos da General Motors como o
Chevrolet Bel Air eram sucesso. Na mesma linha vinha a Ford, com
o Fairlane e o Crown Victoria. A Chrysler atacava com o
Dodge Coronet e o
Plymouth Belvedere. E a
AMC também queria ter um modelo potente e competitivo. Foi assim
que, em 1957, a empresa apresentou o Rambler Rebel. Tratava-se de um
sedã de quatro portas, sem coluna central, com capota estilo
hardtop. Media 5,05 metros de
comprimento com o estepe "Continental" (em alusão ao
Lincoln homônimo que lançou
essa tendência) sobre o pára-choque traseiro ou 4,85 m sem esse
opcional, 1,81 m de largura, 1,48 m de altura e 2,74 m de distância
entre eixos. |
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Já no modelo 1958 a frente era reestilizada e a traseira ganhava rabos-de-peixe, mas o motor 327 saía de oferta, substituído pelo de 4,1 litros |
Para compensar a infelicidade externa, o motor não fazia feio. Era
um V8 de 327 polegadas cúbicas (5,35 litros), com comando de
válvulas no bloco e equipado com um carburador de corpo quádruplo,
que desenvolvia a potência bruta de
255 cv a 4.700 rpm e o torque máximo de 47,7 m.kgf a 2.600 rpm.
Apesar da coincidência de cilindrada, o motor não tinha relação com
o 327 da GM, que surgiria só em 1962. A combinação de tanta força em
um carro compacto, para os padrões americanos, faz dele um precursor
dos "musculosos", embora este rótulo seja atribuído normalmente ao
Pontiac GTO de 1964. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 26/6/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |