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Carros do Passado

O primeiro dos musculosos

Carro médio, motor grande: a receita deu certo e o GTO
tornou-se um marco, que a Pontiac quer fazer reviver

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Muitos americanos estão assistindo à chegada do novo Pontiac GTO, na verdade uma versão adaptada para os Estados Unidos do Holden Monaro australiano. Mas só uma pequena parte desse público terá conhecido a real importância desse nome na história do automóvel. Coube ao GTO inaugurar o segmento que hoje conhecemos como muscle-cars, ou "carros musculosos" (conheça outros modelos).

Conta a lenda que a idéia de criar o GTO surgiu de Jim Wangers, executivo da Pontiac responsável pela conta da empresa na agência de publicidade MacManus, John and Adams, além de piloto de arrancadas e, claro, um entusiasta. Em um dia no início de 1963, Wangers teria procurado o gerente geral dessa divisão da General Motors, Pete Estes, para propor uma alternativa ao anúncio pela corporação de não mais participar de competições.

A oferta do potente motor V8 389 e uma suspensão mais firme aplicados ao Tempest criaram o GTO, que iniciava sua carreira de sucesso em 1964

O que preocupava Wangers era o desaparecimento dos carros e motores que, nas pistas ou nas ruas — já que a produção para corridas implicava a oferta de versões superpotentes no mercado —, despertavam o interesse dos jovens. Sim, os jovens eram os responsáveis pelo crescimento da Pontiac em vendas, tendo chegado ao terceiro lugar. Uma posição que a empresa não poderia pôr a perder.

O executivo propôs então a Estes uma das mais antigas técnicas para se obter um carro de desempenho estimulante: aplicar a um modelo compacto um motor de grande cilindrada. A Pontiac estava por lançar o Tempest, modelo de porte intermediário com distância entre eixos de 2,92 metros. Wangers sugeriu que, além do V8 de 326 pol³ (exatos 5.337 cm³), o carro recebesse também o de 389 pol³ (6.372 cm³) do grande Pontiac Grand Prix, combinado a uma suspensão mais firme.

Além do conversível, acima, a Pontiac oferecia o Sports Coupé e o Hardtop Coupé, com as mesmas opções de motores e até 348 cv de potência bruta

Com o aval de John DeLorean, o engenheiro chefe da divisão (que na década de 80 produziria o carro esporte DMC-12), nascia ali o GTO, sigla que significava Gran Turismo Omologato (homologado para competição) nos Ferraris 250 que faziam fama nas pistas na época, de quem a Pontiac tomou emprestada. A estratégia funcionou, a ponto de a revista Car and Driver ter colocado os GTOs americano e italiano frente a frente na edição de março de 1964. Continua

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Data de publicação: 13/12/03

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