Sucesso inesperado O GTO surgiu como um pacote esportivo para o Tempest e o Le Mans, que além do motor incluía direção de relação mais baixa (rápida), escapamento duplo e pneus mais largos, por apenas US$ 300. Seu estilo seguia a nota dominante nos americanos da época: longo, largo, baixo. A ampla grade era dividida ao meio pelo "bico" tradicional da marca e acomodava quatro faróis circulares em linha horizontal. O capô trazia tomadas de ar, sem função porém. No interior, bancos individuais (ainda raros à época) e volante com aro que imitava madeira e raios de aço inoxidável conferiam um ar esportivo. |
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Rápido e estável como não se via no segmento, o êxito do Tempest GTO surpreendeu a própria fábrica: da previsão inicial de 5 mil unidades, acabou vendendo 32 mil no primeiro ano |
Além das carrocerias
Sports Coupé, Hardtop Coupé (com teto rígido mas jeito de conversível)
e o próprio conversível, oferecia duas versões do motor 389: com
carburador Carter quádruplo, capaz de 325 cv (potência
bruta, como todas as citadas neste artigo até 1971), e com três Rochesters duplos e 348 cv. Esta acelerava de 0 a 96 km/h em 6,6
segundos e completava o quarto-de-milha (402 metros) em 14,8 s. Em
ambas, os cabeçotes eram os mesmos do motor 421 HO da marca, de 6,9
litros. Câmbio
manual de quatro marchas e uma suspensão ainda mais firme eram alguns
dos muitos opcionais. |
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Bancos
individuais, volante com simulação de madeira e raios de aço Já no modelo 1965 o desenho do carro era modificado, acompanhando a
renovação do Tempest/Le Mans. A nova frente tinha os dois faróis de
cada lado alinhados na vertical, como em Pontiacs maiores, em um
estilo que lembra muito o dos
Fords Galaxie da época (brasileiros inclusive, a partir de 1967).
Mas o melhor — ou o mais esperado — estava mesmo sob o capô. A versão de carburador
quádruplo passava a desenvolver 335 cv, enquanto o motor mais "quente",
com comando de válvulas mais esportivo e coletores de escapamento de
menor restrição, chegava a 360 cv, com torque de 58,6 m.kgf. De 0 a 96
km/h bastavam 6,1 segundos. |
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Os dois motores: um carburador Carter ou três Rochesters, à direita |
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