Para inglês ter
O Austin
Seven representou para a Inglaterra o que o Ford T |
|
|
O
Ford Modelo T americano, o
Bébé Peugeot criado por Ettore Bugatti, o
Fiat 500 “Topolino”, o
Volkswagen na Alemanha nazista. O
que esses carros têm em comum com o britânico Austin Seven? Em linhas
gerais, uma proposta de fabricação em massa, preços competitivos e a
capacidade de encantar milhares, às vezes milhões de pessoas, exatamente
pela escassez de luxo em contrapartida à praticidade e durabilidade. No
panteão desses primeiros modelos que popularizaram o automóvel em seus
países, o Seven permanece como um dos mais bem-sucedidos projetos em
termos locais e internacionais. |
O Seven era diminuto sob qualquer aspecto, do comprimento de 2,69 metros ao preço de 225 libras à época do lançamento, pouco mais que uma moto com carro lateral |
Com o acréscimo do modelo Twelve de 1,6 litro à linha, a situação se
reverteu e a Austin decidiu investir num carro ainda menor, mais
econômico e acessível, menos sujeito à taxação de impostos e com
expectativa de maiores volumes de vendas, a exemplo dos
contemporâneos Ford T e Peugeot Quadrilette. A idéia não foi bem
recebida. Então já intitulado Sir, Herbert Austin teve de projetar o
carro longe do escritório — reza a lenda, em sua mesa de bilhar. A
proposta era criar um veículo capaz de ocupar uma posição tão
popular no mercado inglês quanto a combinação de moto e carrinho
lateral (sidecar) era na época. |
O furgão derivado do pequeno Austin era uma das várias opções de carroceria, que passavam por sedã, roadster e conversível de quatro lugares |
Para colocá-lo em movimento, um motor de quatro cilindros de apenas 696 cm³ e potência de 10,5 cv a 2.400 rpm cumpria a tarefa em um carro de apenas 455 kg. O propulsor tinha comando no bloco, válvulas laterais e refrigeração a água, embora os planos originais de Sir Herbert Austin previssem apenas dois cilindros arrefecidos a ar. Quem o dissuadiu dessa idéia foi o engenheiro Stanley Edge, que prometeu criar um motor de quatro cilindros, mais suave e silencioso, sem que o preço subisse. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/5/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |