Em 1954 o Amiral estava mais potente: passava a ter 64 cv e velocidade final de 135 km/h. Um ano depois chegava a versão Grand Pavois, que trazia pintura em duas cores. Embaixo do capô estava o novo motor Etandart, com a mesma cilindrada, 77 cv a 4.000 rpm e torque máximo de 16,7 m.kgf a 2.200 rpm. A velocidade final passava a 140 km/h. Apesar do desempenho apenas razoável, tinha a reputação de ser sólido. |
![]() |
As linhas sóbrias do Frégate tornavam-se antiquadas diante do novo concorrente em 1955, o Citroën DS, mas permaneciam agradando ao público menos ousado |
Também chegava para completar a linha a perua Domaine. Prática era a
abertura da porta traseira, dividida em duas partes. E, com o banco
traseiro abaixado, esbanjava espaço. Tinha o mesmo comprimento do
sedã. A concorrência estava se fortalecendo: a Peugeot lançava o
modelo 403, e a Citroën, o ultramoderno
DS. Em 1956 era apresentado, em
único exemplar, um cupê interessantíssimo: o Frégate Coupé Louis
Rosier. |
O convencional sedã nunca teve grande desempenho, mas serviu de base para um cupê esporte com motor de 88 cv |
![]() |
O
esportivo media 3,98 metros de comprimento, pesava 920 kg e chegava a
155 km/h. Seu painel tinha desenho exclusivo, o volante esportivo
usava aro de madeira e raios em alumínio. O câmbio trazia a alavanca
no assoalho e para os dois ocupantes havia bancos com desenho
esportivo. Interessantíssimo era um instrumento da marca Veglia que
permitia calcular médias horárias, no qual se podia descontar as
paradas. |
![]() |
A perua Manoir, lançada já no fim da carreira do Frégate, trazia acabamento mais requintado e a opção de um câmbio semi-automático |
Chegava ao mesmo tempo a perua Manoir, que tinha acabamento mais luxuoso que a comum. E vinha com a novidade de uma caixa semi-automática com conversor de torque. Foram produzidas 180 mil unidades do Frégate até 1960. A empresa preferiu comercializar os automóveis americanos Rambler em seu lugar. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |