O melhor do mundo
Produzido de 1906 a 1925, o Silver Ghost iniciou a reputação da |
A
associação entre Charles Stewart Rolls e Frederick Henry Royce começou
em dezembro de 1904. Um acordo entre o piloto Rolls, o engenheiro Royce
(dono de uma fábrica de motores elétricos e geradores) e Charles
Johnson, parceiro de Rolls, definiu a produção de automóveis com motores
de dois, três e quatro cilindros, construídos artesanalmente conforme o
projeto de Royce. No segundo trimestre do ano seguinte os carros já
estavam disponíveis no mercado inglês. |
Um selo mostra o primeiro Silver Ghost, modelo 1907, e os fundadores da marca: o piloto Charles Rolls e o engenheiro Henry Royce |
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Com potência máxima de 48 cv a 1.250 rpm, o motor de Royce
destacava-se pelo esmero no projeto e na fabricação. Enquanto a
maioria dos construtores embutia o acionamento das válvulas para
reduzir o nível de ruído, o inglês optou por um sistema tão perfeito
que quase não fazia barulho. O uso de sete mancais de apoio no
virabrequim era outra providência essencial na busca pelo silêncio.
Também era destaque o carburador, tão bem desenvolvido que o carro
podia acelerar de 5 a 100 km/h, na última marcha, sem falhas — algo
impossível em qualquer carro da época. O mesmo capricho era percebido
em toda a mecânica. Não podia ser diferente: com Rolls ao volante, o
modelo denominado 40/50 hp venceu a Touring Trophy, com uma velocidade
média de 63 km/h. |
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Um nome justificado: Silver, pela carroceria toda prateada do primeiro modelo exposto; e Ghost, por seu funcionamento silencioso, como um fantasma sobre rodas |
O seis-cilindros, refrigerado a água e com válvulas laterais, era generoso nas dimensões — diâmetro e curso de 114,3 mm, cilindrada de 7.036 cm³ —, mas desenvolvia apenas 48 cv. O carro tinha câmbio de quatro marchas, suspensão dianteira com molas semi-elíticas e traseira do tipo plataforma; os freios atuavam apenas na transmissão. Havia duas opções de distância entre eixos, ambas enormes — 3,44 e 3,64 metros —, e o peso total ficava na faixa de 1.700 kg. Como a maior parte dos fabricantes de carros de luxo da época, a RR fornecia apenas o chassi e a mecânica, que custavam cerca de 10 vezes o preço de um Ford Modelo T completo. A carroceria ficava a cargo de empresas especializadas, as encarroçadoras. Continua |
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