Com apresentação no Olympia Motor de Londres em novembro de 1906, as primeiras unidades do Silver Ghost foram entregues em abril seguinte. Colocado para disputar uma prova de longa duração (3.200 quilômetros), sob a inspeção do Royal Auto Club, o carro brilhou, estabelecendo uma reputação de qualidade e robustez que acompanharia os produtos da marca dali por diante. Outra prova bem maior, de 24.100 km, seria cumprida sem problemas mais tarde. |
A Rolls-Royce fornecia apenas o chassi e a mecânica: empresas especializadas montavam as carrocerias, algumas com estilo bem menos elegante que o do original |
![]() |
Essas virtudes fizeram do fantasma britânico o carro preferido dos
nobres e dos ricos. O comunista Lênin teve um, enquanto o imperador do
Japão adquiriu dois em 1922. Contribuía para essa predileção o
primoroso sistema de atendimento pós-venda, em que técnicos visitavam
os clientes regularmente, ou a seu pedido, e realizavam a manutenção a
domicílio. Sua resistência e confiabilidade sobressaíam de tal modo
que, na Primeira Guerra Mundial, alguns chassis foram convertidos em
veículos blindados. |
O desenho original marca este modelo Bues Labourdette Skiff, de 1914, que já trazia o motor de 7,45 litros
Com o tempo, algumas melhorias foram introduzidas, sem alterações
drásticas de estilo, um padrão que também seria comum na marca. Já em
1908 a suspensão traseira adotava molas semi-elíticas; dois anos
depois o motor ganhava maior curso dos pistões, 120,7 mm, para uma
cilindrada de 7.428 cm³. A velocidade máxima podia chegar a 135 km/h,
conforme a carroceria. Em 1913 o modelo de entreeixos curto era
descontinuado e o freio acionado pelo pé passava a atuar nas rodas
traseiras. |
![]() |
Além da operação suave, o Silver Ghost cativou pela robustez e a confiabilidade, aliadas a um programa de assistência a domicílio -- coisas de Rolls-Royce |
Junto da produção nos EUA surgia a opção de entreeixos ainda maior,
3,82 metros, que só dois anos depois seria oferecida na versão
inglesa. Em 1924 os freios evoluíam para comandar as quatro rodas, com
um sistema de assistência mecânica baseado na transmissão. Os pneus 33
x 5,00 em rodas de 23 pol deram lugar aos 33 x 6,75 em aros de 21 pol
e, mais tarde, aos 33 x 7,00 em rodas de 20 pol. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |