R12 francês, sucesso mundial
O primo europeu de nosso
Corcel foi bem-sucedido |
Em 1877 nascia em Paris
Louis Renault. Sua paixão pela mecânica começou muito cedo e, em 1899,
Louis fundava sua empresa, junto com o irmão Marcel, para produzir
automóveis. Pouco antes da Primeira Guerra Mundial já era a primeira
indústria automobilística francesa e, logo após a Segunda Guerra, se
erguia com o modelo 4CV, conhecido
aqui como Rabo Quente. |
Lançado em 1969, depois do Corcel, o Renault 12 tinha tração dianteira, motor de 1,3 litro e linhas simples e arredondadas, com a traseira em declínio |
Naquele ano, no Brasil,
era lançado o Ford Corcel,
irmão latino do futuro sucesso da Renault. Os estudos já haviam
começado quando a marca francesa tinha acordos com a Willys, absorvida
pela Ford. A empresa brasileira não abandonou a idéia, que seria
vitoriosa. |
O interior era espaçoso e a perua tinha cinco portas, que sempre fizeram falta em sua equivalente brasileira, a Ford Belina |
O motor dianteiro
longitudinal tinha 1.289 cm³ e 60 cv de potência a 5.250 rpm. Usava
taxa de compressão de 8,5:1, comando de válvulas no bloco e um
carburador de corpo simples. A velocidade máxima era de 145 km/h e a
tração dianteira, como no R16. Os freios
eram a disco na dianteira e a tambor na traseira; a suspensão tinha
molas helicoidais, com a dianteira independente e o eixo traseiro
rígido. Os pneus 145 x 330 (aro em mm, equivalente a 13 pol) ajudavam
na boa estabilidade. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 21/10/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |