Competência em roadsters
A britânica Triumph foi
bem-sucedida em sua |
Após a Segunda Guerra
Mundial, pouco a pouco a Europa ia se reconstruindo e a prosperidade
voltando. Na Inglaterra um pequeno e simpático roadster fazia
muito sucesso. Era o MG TD, que
também fora da ilha conquistava jovens, tanto no resto da Europa como
também nos Estados Unidos. Porém já apresentava linhas antiquadas. Em
outra faixa de preço e categoria, outro inglês também fazia muito
sucesso: o Jaguar XK 120. |
![]() |
O TR2: linhas simples e clássicas, motor de 2,0 litros e 90 cv, a sensação única de um roadster. No alto, um modelo TR3 A |
Para construir um
automóvel viável e de preço competitivo, aproveitou várias peças já
existentes na fábrica. Eram chassis de um modelo de 1939, suspensão do
sedã Mayflower e motor do Standard Vanguard, que era derivado de um
trator Ferguson — um esportivo com motor de trator! No Salão de Earl
Court, em Londres, no ano de 1952, desenhado por Walter Belgrove, era
apresentado o roadster 20TS ou TR1, como ficaria conhecido. |
O TR3 trazia novidades como o pequeno banco traseiro e mais 5 cv para o motor. Estes Triumphs colocavam-se no mercado entre o pequeno MG e o caro Jaguar XK 120 |
![]() |
O modelo de série
entrou em produção em agosto de 1953. Confiável, tinha um motor
dianteiro de quatro cilindros, 1.991 cm3 e 90 cv de potência. Sua
velocidade final era de 166 km/h e atingia os primeiros 100 km/h em
12,5 segundos. Não era tão rápido e veloz quanto o felino XK, mas
deixava longe o pequeno MG e era páreo para o Austin-Healey 100. O
câmbio tinha quatro marchas, sendo que a primeira não era
sincronizada, e a tração era traseira.
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 24/6/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |