Esboços de 1949 para um carro esporte, que inspiraram o Corvette da GM, e um anúncio do escritório que Charbonneaux inaugurava em 1953

 
 

A limusine com base no Citroën Traction Avant, feita em 1955 para a presidência, e um Renault R2061 de formas ousadas para a Coca-Cola

Descoberto pela General Motors, Charbonneaux foi recrutado em abril de 1949 para um período de seis meses. Era o auge de Harley J. Earl, o chefe de desenho da corporação, que estava sempre à procura de novos talentos. O estilista francês estabeleceu-se em Detroit. Como a empresa planejava ampliar seu mercado na Europa, a sensibilidade de jovens projetistas como ele poderia ser enriquecedora para o departamento.

Mas Charbonneaux se desencantou logo pela forma norte-americana de trabalhar: era responsável por apenas um elemento de desenho do carro, não por sua totalidade. Após o período experimental, embora a GM tentasse reter o jovem talento oferecendo um trabalho mais gratificante, ele voltou para a França. Mais tarde, algumas de suas ideias foram retomadas por antigos colegas em alguns carros-conceito e também no Chevrolet Corvette de 1953.

O fabricante francês Rosengart, no início dos anos 50, contatou Charbonneaux para finalizar a parte da frente do novo modelo Vivor, que estava prestes a vender. A base já era arcaica, pois o protótipo tinha quatro anos, de maneira que o resultado final não seria muito moderno. O próximo trabalho para esse cliente foi mais convincente: as linhas de bonito Ariette, apresentado no Salão de Paris em 1951. Mas a bela carroceria não compensava uma mecânica superada, e os dias estavam contados para a Rosengart. Na mesma época ele desenhou o Bugatti 101, que não foi completado e acabou destruído por não ter agradado à diretoria da fábrica.

Em 1952, Charbonneaux patenteava uma carroceria com bastante simetria entre frente e traseira, objetivando menores custos, e no ano seguinte inaugurava em Paris sua empresa de desenho industrial, tendo trabalhado com ele Paul Bracq. O escritório se dedicou a áreas tão diversas como eletrodomésticos, equipamentos de escritório, brinquedos, móveis, escovas de dentes, máquinas de costura, tratores agrícolas e para aeroportos, carros funerários e barcos.

Foi um bom período para a criação de veículos publicitários, os chamados productmobiles. Não muito conhecidos no Brasil — onde talvez os mais famosos sejam os da Red Bull, com Minis e Beetles que levavam em sua traseira frascos tamanho gigante do energético —, esses veículos tiveram uma época de auge no exterior. A caravana da Volta da França era geralmente acompanhada pelos carros e caminhões publicitários criados por Charbonneaux, levando marcas e produtos a serem conhecidos ao redor do país. Entre seus clientes estavam o patê Marconi, as canetas Bic, os laminados Formica, o champanhe Delamotte e a Porto A. J. da Silva (para os dois últimos, usando Citroën 2CV como base do veículo).

Até surgirem os projetos de Charbonneaux, os carros publicitários quase sempre tinham o formato do produto que queriam promover: de garrafa, de eletrodomésticos, de isqueiros. Ele mudaria esse ambiente ao imaginar modelos futuristas e sugerir aerodinâmica e modernidade para as marcas. A construção dos veículos coube a diversos encarroçadores, como The Bastard, Heuliez e Antem. Mas a euforia durou pouco, e o surgimento de grandes agências de publicidade logo relegou esses veículos engraçados ao esquecimento.

A Delahaye permaneceu um cliente regular até seu desaparecimento, em 1956, assim como os encarroçadores mais famosos, como Saoutchik, Dubos, Letourneur et Marchand, Figoni e Guilloré. Um dos trabalhos mais famosos do francês nessa fase foi para a Franay, para a qual ele projetou em 1955 uma limusine presidencial com base no chassi do Citroën 15-Six Traction Avant. Com três janelas de cada lado, tinha uma característica que Charbonneaux criou e foi muito adotada nos EUA: um prosseguimento dos arcos frontais pelos para-lamas dianteiros, seja por meio de relevo, frisos ou cores diferentes.

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