O Golden Sahara (em cima), um Lincoln 1953 que tinha até televisão, e o Plymouth Barracuda 1966 conversível feito para o filme Fireball 500

Para o filme Out of Sight, Barris fez o hot rod ZZR com dois motores V8

Ela começou a licenciar os projetos para fabricantes de miniaturas como Aurora, Revell, MPC e AMT, que espalharam o nome Barris por centenas de lojas de departamentos nos Estados Unidos. Miniaturas de plástico eram os brinquedos mais vendidos à época. Não tardou para que seus carros começassem a aparecer em filmes.

Um de seus primeiros trabalhos nesse campo consistira na confecção de para-lamas de alumínio macio para um carro de polícia Ford, que batia na traseira de um Mercedes-Benz conversível dirigido pelo personagem de Cary Grant em Intriga Internacional. A idéia era dar à colisão uma qualidade cômica e, ao mesmo tempo, evitar sérios danos ao caro carro alemão. Entre outros, ele também construiu e forneceu carros para High School Confidential, de 1958, e A Máquina do Tempo, de 1960, adaptação cinematográfica da obra de H. G. Wells.

Um dos mais famosos carros construídos por Barris nos anos 50 foi o Ala Kart, um Ford Modelo A 1929 picape roadster que, após receber dois prêmios de AMBR (America's Most Beautiful Roadster, roadster mais bonito da América) consecutivos, fez várias aparições em filmes e na televisão. Outro famoso projeto da época foi o Golden Sahara, um Lincoln Capri 1953 futurista que incluía até mesmo televisão. George se concentrava também na promoção. Viajava por todo o país com suas criações, aplicando o nome Barris onde pudesse, cobrindo mostras de carros e aparecendo em programas de entrevista.

Infelizmente, em 1957 ele teve de começar tudo de novo: sua oficina pegou fogo, destruindo diversos carros, entre os quais um Jaguar XK 120 com carroceria especial. Em 1960 Barris, juntamente com personalizadores conhecidos como Gene Winfield, Dean Jeffries e os irmãos Alexander, começou a fazer carros para a Ford Custom Car Caravan e para a Lincoln/Mercury's Caravan of Stars. Eram exposições itinerantes para atrair compradores para as marcas, em que para chamar a atenção eram apresentados carros de sonho e personalizados.

O Lincoln Futura, desenhado pelo estúdio Ghia, foi base para o trabalho mais famoso do customizador: o Batmóvel

O troféu conquistado em um evento com o hot rod, o Black Beauty feito para o Besouro Verde e o Cosma Ray, elaborado a partir de um Corvette

Barris acabou sendo parte da crônica que deu nome à primeira coletânea do famoso escritor norte-americano Tom Wolfe, intitulada The Kandy - Kolored Tangerine - Flake Streamline Baby. Continuava a construir veículos modificados para filmes, incluindo um Ford Mustang transformado no Zebra Mustang para Marriage on the Rocks, de 1965; um Plymouth Barracuda para Fireball 500, de 1966; um Dodge Charger para Thunder Alley, de 1967; um hot rod com encostos dos bancos em forma de pranchas de surfe para Meu Tesouro é Você, com Elvis Presley, do mesmo ano; e um fantástico hot rod chamado ZZR com dois motores V8 para o filme Out of Sight.

A década de 1960 veria a empresa se envolvendo também na concepção de veículos para seriados de TV. Barris, que adorava carros extravagantes, havia comprado o Lincoln Futura, carro de sonho construído na Itália pelos estúdios Ghia em 1955. O carro já havia participado do filme It Started with a Kiss, de 1959, e permanecera em sua coleção por vários anos, até que George foi solicitado pelo canal ABC para criar um veículo para sua nova série com o personagem Batman.

O tempo era muito curto, pois a filmagem começaria em algumas semanas, e criar um projeto a partir do zero era inviável. Por isso, ele lembrou-se do Futura e decidiu que seria uma base perfeita para o Batmobile. Contratou então os personalizadores Bill Cushenberry, Gale Black e Richard Korkes para ajudá-lo a modificar o carro — o que seria impensável hoje devido a seu valor histórico. Em três semanas, o carro estava pronto para a TV — e foi um sucesso imediato, tornando-se o mais famoso trabalho de Barris.

Mais três réplicas de plástico e fibra de vidro foram feitas do carro original, cuja carroceria era de aço. E, ao contrário da lenda popular de que o Batmobile não passava dos 40 km/h, todos tinham enormes motores V8. Batman não foi o único super-herói a andar em um carro de Barris: o Besouro Verde tinha seu Black Beauty, com motor de 500 cv. Entre outros carros construídos por ele para a televisão estão a limusine e o dragster em forma de caixão da Família Monstro, seriado que iniciara em 1964. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade