O primogênito do Modelo T
Descendente direto do carro do século 20, o Ford A |
Um mito automobilístico
nunca é fácil de ser criado. Para alcançar tal resultado costuma-se
combinar um projeto de engenharia muito bem desenvolvido, de alguma
forma revolucionário, um desenho atraente e com um toque inusitado, além
de uma brilhante estratégia de marketing muito ligada ao momento
econômico vivido pelos mercados onde o produto é vendido. |
Lançado em dezembro de 1927, o Modelo A pouco aproveitava do consagrado T. Ao lado um Sport Coupé 1928, e acima, um Cabriolet 1930 |
![]() |
Se criar um ícone desse
porte já é tão difícil, repetir a façanha é um desafio muito maior. O
Modelo T era tão popular que recebia até apelidos: Tin Lizzie nos EUA (Lizzie era nome genérico de
empregada doméstica nos EUA, tin, lata, daí “empregada de
lata”) e Ford de Bigode no Brasil, devido às alavancas na coluna de
direção para acelerador e avanço de ignição. Mas, já por volta de
1926, suas vendas tinham caído em mais
de 250.000 unidades. Encalhes nas lojas eram freqüentes. O mercado
pedia uma nova geração de Fords. |
![]() |
![]() Eram muitas as versões, todas com o mesmo motor de quatro cilindros e 3,3 litros: ao lado o De Luxe Coupé, acima o Phaeton, ambos de 1930 |
Com o término da produção, 60.000 funcionários da empresa ficaram sem ter o que fazer, enquanto Henry e seu único filho Edsel discutiam como — ou mesmo se — fazer um novo carro da marca. Edsel queria fazer frente aos modernos Chevrolets da época, enquanto seu pai preferia o câmbio planetário. Por nove meses, as concessionárias Ford mais sólidas se mantiveram sem carros novos, apenas com venda de peças e serviços. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 28/10/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |