Entretanto, uma vez decidida a substituição do T, foram necessários apenas seis meses para o Modelo A chegar à produção. Aproveitando a fama da qual o nome Ford já dispunha, foi criada uma campanha publicitária interessante para revelar o carro ao público. Depois de publicarem informações secretas vazadas da Ford, os jornais divulgaram os anúncios do novo carro a prestações. Foram cinco dias seguidos, sendo que no último ele foi finalmente apresentado com fotos, em 2 de dezembro de 1927, como modelo 1928. |
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O Modelo A De Luxe Sedan em um anúncio que destacava sua facilidade de condução pelas mulheres: sinal dos tempos |
O Modelo A tinha o
mesmo nome do primeiro carro da marca, de 1903. Sinal dos tempos, era
mais complexo que o T: tinha 6.800 peças, enquanto o outro comportava
cerca de 5.000. Cem milhões de dólares foram gastos no projeto e na
reaparelhagem das fábricas, soma espantosa para a época (mais de US$ 1
bilhão hoje). Prevaleceu a visão mais aberta a mudanças de Edsel.
Pouco se aproveitou da mecânica do T, como os feixes de molas
transversais. Com 40 cv a 2.300 rpm, o motor de quatro cilindros, 3,3
litros e válvulas laterais dobrava a potência do 2,9-litros de seu
antecessor. |
Os nomes Tudor Sedan (acima) e Fordor (ao lado) eram corruptelas de two-door e four-door, ou duas-portas e quatro-portas |
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Os instrumentos do
painel, com velocímetro, medidor de gasolina e óleo, ganhavam
iluminação. No conjunto também vieram baterias convencionais, ignição
com uso de bateria e bobina, no lugar do magneto montado no volante do
motor, e amortecedores hidráulicos de dupla ação, sendo as molas
dianteiras semi-elíticas longitudinais e a traseira do mesmo tipo, só
que na transversal. De série vinha com as cinco rodas raiadas de aço,
espelho retrovisor, limpador de pára-brisa, lanterna e luz de freio,
ferramentas e pistola de lubrificação a pressão. |
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As luxuosas versões Victoria Coupé (ao lado) e Town Sedan foram as últimas adicionadas à linha, mas o Modelo A não resistiu à queda da bolsa e à expectativa pelo Ford V8 |
O ano de 1929 trouxe
novas versões de carroceria, como o Town Sedan, Cabriolet e o elegante
Town Car, com o compartimento de motorista aberto criado por Edsel.
Apesar da queda da Bolsa de Nova York em 29 de outubro, a Ford passou
à liderança do mercado americano. Em 1930, o A ganhava pára-choques
mais baixos e largos, pneus menores e capô mais alto. No ano seguinte,
as versões Town Sedan e Victoria Coupé eram as últimas inclusões na
linha. Mas toda a evolução promovida pela Ford não passaria ilesa pela
realidade econômica da época. |
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