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Linhas mais retas, faróis duplos e colunas de desenho sóbrio: a segunda geração do Crown adequava-se aos padrões de estilo dos anos 60

Como sedã ou perua, esse Toyota estava mais espaçoso e potente: 110 cv no motor de seis cilindros e 2,0 litros, novidade inserida em 1965

Carimbando o passaporte   Quem não gostaria de vender seus automóveis no mercado mais pujante do planeta? Pois a Toyota enviou seus Crowns para os Estados Unidos já em 1957 e o resultado foi... desastroso. Para mostrar as qualidades de seu veículo a marca resolveu fazer uma maratona de costa a costa, entre Los Angeles e Nova York, uma distância de quase 4.000 quilômetros. Antes de chegar a Las Vegas, a maratona foi cancelada.

O fato é que o Crown havia sido projetado para as ruas japonesas, muitas vezes sem pavimento e com tráfego moroso, e agora enfrentava o trânsito rápido e intenso das freeways americanas. Um carro compacto com motor de quatro cilindros não poderia concorrer com os V8 da terra de Tio Sam. A exportação terminou já em 1960. Apenas o Tiara e o jipe Land Cruiser — à época igual ao Bandeirante brasileiro — continuavam no leque de opções para os compradores.

Em 1958 o Crown recebia uma pequena repaginação estética: perdia o bigode cromado, ganhava luzes de direção logo abaixo dos faróis e estes recebiam uma pequena "pestana" formada pelo prolongamento do paralama, lembrando alguns Chevrolets da época. A lateral recebia a classe que só um extenso friso cromado podia dar e o carro ficava mais elegante. O motor também mudava em 1961. Agora usava uma unidade de 1,9 litro, com 90 cv e 14,4 m.kgf, números suficientes para imprimir a velocidade máxima de 140 km/h. Chamadas de Master Line, as versões comerciais recebiam painéis modificados nas laterais, mas a essência era a mesma.

O ano de 1962 marcou a chegada da segunda geração (S40) do Crown. Com inspiração notadamente americana, era possível lembrar-se do Ford Falcon. As linhas retas predominavam nos três volumes bem definidos. A frente trazia dois faróis circulares de cada lado e a grade cromada tomava conta de toda a dianteira, junto ao parachoque também cromado. A lateral trazia um curioso vinco na altura da linha de cintura e neste havia um friso cromado em toda a extensão da carroceria. Colunas dianteiras e centrais finas e traseiras um pouco mais grossas completavam o conjunto. A traseira era baixa, conforme o estilo da época, e trazia lanternas horizontais.

Estava mais amplo, com entreeixos de 2,69 m. O comprimento ficava em 4,6 m, a largura em 1,69 m e a altura em 1,46 m. O peso era de 1.265 kg para o sedã e 1.354 para a perua. O tanque, pequeno, comportava 48 litros. Além do motor de 1,9 litro, haveria outro no catálogo da Toyota a partir de 1965: um 2,0 de seis cilindros em linha e comando no cabeçote, da série identificada como M, que rendia 110 cv e 16 m.kgf. Os freios dianteiros agora eram a disco e a tração continuava traseira. Uma caixa automática de duas marchas, batizada de Toyoglide, também podia equipar o modelo.

De 1964 a 1967 a linha incluiu um sedã maior em todos os sentidos, o Crown Eight. Primeiro carro japonês com propulsor V8, era equipado com uma unidade de 2,6 litros, 115 cv e 20 m.kgf. Com comando no bloco e câmaras de combustão hemisféricas, ganhou o apelido de "Toyota Hemi" em alusão ao V8 de construção similar da Chrysler. O Eight, destinado aos executivos do país, media 4,72 m de comprimento e 2,74 m entre eixos e pesava 1.375 kg. Seus concorrentes na época eram o Prince Gloria Super e o Nissan Cedric Special, mas ambos eram equipados com unidades de seis cilindros. Continua

Em escala
Não há vasta opção de miniaturas do Crown, mas as poucas existentes são de bom detalhamento, como é o caso do modelo 2005 vendido pela Paudimodel (esquerda), na escala 1:18, tem todas as portas, capô e portamalas com abertura. A Ixo apresenta sua versão do Crown Comfort, com a pintura de táxi de Hong Kong (direita). O modelo 1998 é bem detalhado e vem na escala 1:43. Pela mesma marca há também uma versão táxi de Cingapura (centro).

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