Maior e mais arredondado, o terceiro Impreza ganhava uma versão hatch de cinco portas; o motor do STi (ao lado) continuava o 2,5 turbo com 309 cv

O WRX mantinha os 230 cv e ainda estava disponível como sedã; sem
a perua, a Outback Sport cedia lugar à versão XV do hatch (embaixo)

 

Antes que a geração se encerrasse, a edição especial RB320 passou pela análise da Evo  em 2007: "A Prodrive fez um bom trabalho de colocar fogo no RB. Enquanto ele empurra bem abaixo de 3.000 rpm, é acima de 3.500 que vem realmente forte, surgindo com insistência agressiva. O chassi também assume uma atitude mais concentrada. A primeira impressão é de que o RB muda de direção de uma forma imediata que surpreende, mas quando as milhas passam você passa a explorar seu desempenho reforçado. Esse é, junto do 22B, do RB5 e do P1, mais uma adição rara, colecionável e muito desejável à dinastia Impreza".

Com hatch, sem perua   Apesar das atualizações visuais e mecânicas, o tempo parecia passar rápido para o Impreza diante da frequente renovação da concorrência. Em abril de 2007 era revelada sua terceira geração, maior em todas as dimensões: 4,58 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,62 m entre eixos — um aumento expressivo de 10 centímetros. Em vez da perua, os adeptos de um compartimento de bagagem mais prático dispunham do hatchback de cinco portas, mais curto (4,41 m).

O estilo estava mais arredondado, com uma linha sinuosa na base dos faróis e da grade, e os vidros vinham menores dentro das tendências recentes. Apesar de itens modernos como refletores elipsoidais nos faróis e lanternas traseiras com seções cromadas no hatch, o Impreza não parecia tão novo quanto alguns modelos de sua categoria. Duas características Subaru — motor boxer e tração integral em toda a linha — permaneciam, mas não uma terceira: agora as janelas das portas tinham molduras, a fim de melhorar a vedação contra ruídos.

Os motores vinham da geração anterior com algumas alterações de potência. Os aspirados eram de 1,5 litro (110 cv e 14,7 m.kgf) e 2,0 litros (150 cv e 19 m.kgf), enquanto o 2,5 turbo do WRX mantinha os 230 cv e o STi vinha com tal unidade modificada para 309 cv. A carroceria da versão mais esportiva, alargada nos para-lamas, dava-lhe um ar bastante imponente. De início apenas o hatch estava disponível como STi, depois estendido ao sedã. Alguns países, como na Europa, tinham um turbodiesel de 2,0 litros, 150 cv e 35,7 m.kgf que mantinha o padrão de cilindros opostos.

Os câmbios continuavam com quatro marchas no automático e cinco no manual, mas o primeiro oferecia seleção manual sequencial. No STi o manual tinha seis marchas e, em mercados asiáticos, havia opção por um automático de cinco que incluía comandos no volante para mudanças manuais. Evoluções técnicas eram vistas no controle de estabilidade em várias versões e na suspensão traseira com braços sobrepostos. Ainda no STi, o motorista podia escolher entre três modos de uso da tração integral (Intelligent, Sport e Sport Sharp) e quatro da repartição de torque pelo diferencial central.

O acabamento XV, com para-choques não pintados, molduras nos arcos de para-lamas e maior altura do solo, representava o papel "aventureiro" que antes cabia à Outback Sport — nome que ele mantinha em mercados como os EUA. No Japão, o STi ganhava em 2009 a versão Spec C, com redução de peso por meio de capô de alumínio, vidros mais finos e rodas especiais de 17 ou 18 pol. O motor crescia em torque (43 m.kgf), embora mantivesse os 309 cv, e havia alterações na suspensão para um comportamento ainda mais esportivo.

Em escala
Há Imprezas de rua e de competição em miniaturas. Da primeira geração, a Vanguards tem o sedã Turbo 1993, verde escuro, e o cupê STi 22B em azul. Em escala 1:43, são miniaturas simples.
O segundo modelo está disponível em 1:18 na edição especial S204 de 2006, prata, pela Autoart. A mesma empresa faz o WRX STi com a última das três frentes dessa carroceria, em branco, em 1:43.
A Norev tem o WRX STi prata, de 2006, e o carro usado pela Gendarmerie, a polícia francesa, em azul com faixas brancas e vermelhas. Embora simples, é interessante para quem coleciona versões policiais.
Enquanto a quarta geração não é lançada em escala, a terceira dispõe de miniaturas da Ebbro em escala 1:43. O WRX STi sedã é fabricado em azul, branco e cinza-grafite. As portas são fixas.
A IXO Models tem quatro versões do WRC em 1:43: do Rali da Finlândia de 2005 (foto), dos Ralis do Japão e da Grã-Bretanha do ano seguinte e do de Monte Carlo em 2008. Esses são azuis com amarelo.
A Vitesse fabrica cinco opções de rali em 1:43: Monte Carlo de 2005 e de 2008 (azul com amarelo), Rali da Finlândia e Rali de Monza de 2009 (azul com vermelho) e Rali da Catalunha de 2009, vermelho.
A Autoart oferece um sedã da mesma fase da segunda geração, o modelo 2007, também em 1:43. É o carro do Rali de Monte Carlo pilotado por Petter Solberg, no mesmo padrão de azul com amarelo.
Em 1:18 vem da SunStar o carro do Rali da Grã-Bretanha de 2010, ainda da segunda geração, com muitos faróis e grande aerofólio, em branco. Tem bancos concha, reprodução do motor e as quatro portas se abrem.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade