As séries especiais
A Subaru obteve grande aproveitamento de seu sucesso nos ralis, ao lançar — sobretudo no Japão e no Reino Unidos — uma infinidade de edições limitadas do Impreza que destacaram nas ruas seu êxito em competições. Mas houve também séries com outras propostas.
STi 555: o número estampado no carro de rali, da marca de cigarros que patrocinava a equipe, aparecia nessa edição de rua de 1995, que teve exatas 555 unidades produzidas para o sedã e 100 para a perua, com a mecânica do STi.
V-Limited (1994): a primeira com tal denominação era derivada do STi e exclusiva para o Japão. Foram também 555 exemplares, com interior azul e mecânica original.
Series McRae: em 1995, Colin McRae foi campeão mundial de rali e ajudou a Subaru a conquistar o título de construtores. A edição feita em sua homenagem tinha 200 veículos.
Gravel EX: para enfrentar maus terrenos, a perua ganhava proteção frontal (quebra-mato), maior altura de rodagem, tomada de ar no capô, estribos e o estepe junto à tampa traseira, ao melhor estilo dos "aventureiros" nacionais.
V-Limited (1996): dessa vez com base no WRX, aparecia no Japão para comemorar o bicampeonato no Mundial de Rali. Na Europa foi lançada outra pelo mesmo motivo, a Catalunya.

Terzo: o tricampeonato no WRC justificou uma nova série em 1997. A versão Turbo de 211 cv apareceu com produção limitada de 333 unidades.
Casa Blanca: dentro da onda nostálgica, a Subaru criou um estilo retrô em 1998 para a Impreza Wagon. As seções dianteira e traseira foram inspiradas em antigos modelos. Foram 5.000 carros.
22B: considerado um dos mais divertidos Imprezas de todos os tempos, esse STi cupê de 1998 vinha com a carroceria alargada em 80 mm, rodas BBS de 17 pol, suspensão Bilstein e o motor turbo ampliado para 2,2 litros. A potência mantinha-se em 280 cv, mas o torque aumentava para 37 m.kgf. A produção foi de 400 exemplares, todas azuis, para comemorar o terceiro título no WRC e os 40 anos da Subaru.
RB5: outra das séries mais memoráveis do modelo. Os 444 exemplares do sedã traziam o motor original de 218 cv, mas havia alterações como defletores e rodas. O nome era alusão ao piloto de rali Richard Burns.
P1: lançado pela Prodrive inglesa, teve 1.000 cupês azuis com motor 2,0 turbo de 280 cv e 35 m.kgf, rodas OZ de 17 ou 18 pol, anexos aerodinâmicos e câmbio com engates mais rápidos. Ajuste elétrico dos bancos e freios ABS eram opcionais.
S201: o primeiro da linhagem S200 teve 300 unidades com o motor do STi modificado para 305 cv e 36 m.kgf, além de alterações na suspensão. Na carroceria, para-choques maiores, saias laterais e um aerofólio ainda mais alto davam um aspecto algo exagerado.
UK300: como o nome indica, foi criada para o mercado do Reino Unido. Esse primeiro Impreza especial da segunda geração tinha motor 2,0 turbo de 215 cv e teve 300 exemplares, todos na característica cor azul e com os faróis de xenônio do STi.
S202: o novo STi rendia sua primeira edição limitada em 2002. Vinha com silenciador de titânio e sem ar-condicionado, para menor peso, e o motor de 2,0 litros era revisto para atingir 320 cv e 32,6 m.kgf. Freios Brembo e rodas de 17 pol em alumínio forjado também estavam nos 400 exemplares.
WR1: para comemorar o campeonato de Petter Solberg no WRC, a série era um STi com o Prodrive Performance Pack (PPP), que levava o motor 2,0 turbo a 320 cv e incluía controle a bordo para a repartição de torque pelo diferencial central. Foram fabricados 500 na cor azul Ice, em 2004, apenas para o Reino Unido.
V-Limited (2004): nova edição para o Japão com base no sedã STi. Trazia como destaque os amortecedores reguláveis em quatro estágios.
S203: chegava em 2005 com acessórios que deixavam o STi ainda mais esportivo, como rodas BBS de 18 pol, bancos Recaro e os mesmos amortecedores do V-Limited.
S204: as 600 unidades colocadas à venda em 2006, já com a frente renovada, traziam novos amortecedores, desenvolvidos em parceria entre a STi e a Yamaha, e bancos Recaro especiais com estrutura de fibra de carbono para alívio de peso.
STi Spec-C Type RA-R: quantas letras fazem uma edição especial? Nesse caso, muitas, para identificar um sedã dotado de rodas de 18 pol, pneus 235/40 e freios dianteiros com pinças Brembo, entre outras alterações. Foram 300 veículos.
RB320: lançada em 2006, homenageava o campeão de rali de 2001 Richard Burns (falecido um ano antes). O número indicava a potência do motor de 2,5 litros do STi e a quantidade produzida. A Prodrive aplicou rodas de 18 pol, molas Eibach e amortecedores Bilstein.

Spec D: se o objetivo fosse desfrutar um STi sem chamar tanta atenção, essa série de 2006 seria ideal. Vinha com aerofólio do WRX e rodas prateadas em vez de douradas, além de conveniências como navegador, ar-condicionado automático e bom sistema de áudio. Feita para os ingleses, compreendia 300 carros em cinza.
GB270: como despedida da segunda geração, os britânicos receberam o sedã e a perua WRX com preparação Prodrive para o motor de 2,5 litros passar a 270 cv, suspensão recalibrada e rodas de 18 pol.
STi 20th Anniversary: restritas ao Japão, as 300 unidades em 2008 foram a primeira edição da terceira geração. O hatch trazia rodas de 18 pol, defletores em preto, bancos Recaro e, claro, logotipos dos 20 anos da STi. O motor de 309 cv era original.
STi 330S: a Prodrive preparou para o mercado britânico, em 2008, uma versão de 330 cv capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 4,4 segundos. Uma alternativa de 380 cv (o STi 380S) foi anunciada, mas não entrou em produção.

STi Special Edition: nos EUA, a Subaru criou em 2010 uma série semelhante ao STi Spec C do mercado japonês, com suspensão mais firme, rodas escuras de 18 pol e interior mais simples, em que o ar-condicionado tinha ajuste manual.
Cosworth CS400: para o Reino Unido, foi lançado em 2010. As 75 unidades vinham com o motor 2,5 turbo com novo turbo, 400 cv e 55,3 m.kgf para 0-100 em 3,7 segundos. Para-choque, aerofólio e rodas de 18 pol com pneus 245/40 eram específicos e a suspensão tinha amortecedores Bilstein.
R205: em vez de um S205, o hatch STi apareceu em 2010 como R205. As diferenças estavam nas rodas de 18 pol, freios mais potentes e suspensão revista. O motor 2,0 turbo vinha mais potente, com 320 cv, nos 400 carros dessa série para o Japão.
S206: a última edição até o momento baseava-se no STi, com alterações para 320 cv e 44 m.kgf, e vinha com rodas de 19 pol, freios Brembo, suspensão recalibrada e novos para-choques. O aerofólio traseiro era abolido, mas havia opção por um de fibra de carbono. Foi lançada em 2011 com 300 exemplares.

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