A Subaru obteve grande aproveitamento de seu sucesso nos ralis,
ao lançar — sobretudo no Japão e no Reino Unidos — uma
infinidade de edições limitadas do Impreza que destacaram nas ruas
seu êxito em competições. Mas houve também séries com outras
propostas. |
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STi
555: o número estampado no carro de
rali, da marca de cigarros que patrocinava a
equipe, aparecia nessa edição de rua de
1995, que teve exatas 555 unidades
produzidas para o sedã e 100 para a perua,
com a mecânica do STi. |
V-Limited (1994): a primeira com tal denominação era derivada do STi e exclusiva para o Japão. Foram também 555 exemplares, com
interior azul e mecânica original. |
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Series McRae: em 1995, Colin McRae foi campeão mundial de rali e
ajudou a Subaru a conquistar o título de construtores. A edição
feita em sua homenagem tinha 200 veículos. |
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Gravel EX: para enfrentar maus terrenos,
a perua ganhava proteção frontal
(quebra-mato), maior altura de rodagem,
tomada de ar no capô, estribos e o estepe
junto à tampa traseira, ao melhor estilo dos
"aventureiros" nacionais. |
V-Limited (1996): dessa vez com base no WRX, aparecia no Japão
para comemorar o bicampeonato no Mundial de Rali. Na Europa foi
lançada outra pelo mesmo motivo, a Catalunya.
Terzo: o tricampeonato no WRC justificou uma nova série em 1997.
A versão Turbo de 211 cv apareceu com produção limitada de 333
unidades. |
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Casa Blanca:
dentro da onda nostálgica, a Subaru criou um estilo retrô em
1998 para a Impreza Wagon. As seções dianteira e traseira foram inspiradas em antigos
modelos. Foram 5.000
carros. |
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22B:
considerado um dos mais divertidos Imprezas de todos os
tempos, esse STi cupê de 1998 vinha com a carroceria
alargada em 80 mm, rodas BBS de 17 pol, suspensão Bilstein e o
motor turbo ampliado para 2,2 litros. A
potência
mantinha-se em 280 cv, mas o torque aumentava para 37 m.kgf. A
produção foi de 400 exemplares, todas azuis, para comemorar o
terceiro título no WRC e os 40 anos da Subaru. |
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RB5:
outra das séries mais memoráveis do modelo.
Os 444 exemplares do sedã traziam o motor
original de 218 cv, mas havia alterações
como defletores e rodas. O nome era alusão
ao piloto de rali Richard Burns. |
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P1:
lançado pela Prodrive inglesa, teve 1.000
cupês azuis com motor 2,0 turbo de 280 cv e
35 m.kgf, rodas OZ de 17 ou 18 pol, anexos
aerodinâmicos e câmbio com engates mais
rápidos. Ajuste elétrico dos bancos e freios
ABS eram opcionais. |
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S201:
o primeiro da linhagem S200 teve 300 unidades com o motor
do STi modificado para 305 cv e 36 m.kgf, além de alterações na
suspensão. Na carroceria, para-choques maiores, saias laterais e
um aerofólio ainda mais alto davam um aspecto algo exagerado. |
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UK300: como o nome indica, foi criada
para o mercado do Reino Unido. Esse primeiro
Impreza especial da segunda geração tinha
motor 2,0 turbo de 215 cv e teve 300
exemplares, todos na característica cor azul
e com os faróis de xenônio do STi. |
S202: o novo STi rendia sua primeira edição limitada em 2002.
Vinha com silenciador de titânio e sem ar-condicionado, para
menor peso, e o motor de 2,0 litros era revisto para atingir 320
cv e 32,6 m.kgf. Freios Brembo e rodas de 17 pol em
alumínio forjado também estavam nos 400 exemplares. |
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WR1: para comemorar o campeonato de Petter Solberg no WRC, a
série era um STi com o Prodrive Performance Pack (PPP), que
levava o motor 2,0 turbo a 320 cv e incluía controle a bordo
para a repartição de torque pelo diferencial central.
Foram fabricados 500 na cor azul Ice, em 2004, apenas para
o Reino Unido. |
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V-Limited (2004): nova edição para o
Japão com base no sedã STi. Trazia como
destaque os amortecedores reguláveis em
quatro estágios. |
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S203: chegava em 2005 com acessórios que deixavam o STi ainda
mais esportivo, como rodas BBS de 18 pol, bancos Recaro e os
mesmos amortecedores do V-Limited. |
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S204:
as 600 unidades colocadas à venda em 2006,
já com a frente renovada, traziam novos
amortecedores, desenvolvidos em parceria entre a STi e a Yamaha,
e bancos Recaro especiais com estrutura de fibra de carbono para
alívio de peso. |
STi Spec-C Type RA-R: quantas letras fazem uma edição especial?
Nesse caso, muitas, para identificar um sedã dotado de rodas de
18 pol, pneus 235/40 e freios dianteiros com pinças Brembo,
entre outras alterações. Foram 300 veículos. |
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RB320:
lançada em 2006, homenageava o campeão de rali de 2001
Richard Burns (falecido um ano antes). O número indicava a potência
do motor de 2,5 litros do STi e a quantidade produzida. A Prodrive aplicou
rodas de 18 pol, molas Eibach e
amortecedores Bilstein.
Spec D: se o objetivo fosse desfrutar um STi sem chamar tanta
atenção, essa série de 2006 seria ideal. Vinha com aerofólio do
WRX e rodas prateadas em vez de douradas, além de conveniências
como navegador, ar-condicionado automático e bom sistema de
áudio. Feita para os ingleses, compreendia 300 carros em cinza. |
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GB270: como despedida da segunda
geração, os britânicos receberam o sedã e a
perua WRX com preparação Prodrive para o
motor de 2,5 litros passar a 270 cv,
suspensão recalibrada e rodas de 18 pol. |
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STi
20th Anniversary: restritas ao Japão, as 300
unidades em 2008 foram a primeira edição da
terceira geração. O hatch trazia rodas de 18 pol,
defletores em preto, bancos Recaro e, claro, logotipos dos 20
anos da STi. O motor de 309 cv era original. |
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STi 330S: a Prodrive preparou para o mercado britânico, em 2008,
uma versão de 330 cv capaz de acelerar de 0 a 96
km/h em 4,4 segundos. Uma alternativa de 380 cv (o STi 380S) foi
anunciada, mas não entrou em produção.
STi Special Edition: nos EUA, a Subaru criou em 2010 uma série
semelhante ao STi Spec C do mercado japonês, com suspensão mais
firme, rodas escuras de 18 pol e interior mais simples, em que o
ar-condicionado tinha ajuste manual. |
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Cosworth CS400:
para o Reino Unido, foi lançado em 2010. As 75
unidades vinham com o motor 2,5 turbo com novo
turbo, 400
cv e 55,3 m.kgf para 0-100 em 3,7 segundos.
Para-choque, aerofólio e rodas de 18 pol com pneus 245/40 eram
específicos e a suspensão tinha amortecedores Bilstein. |
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R205: em vez de um S205, o hatch STi
apareceu em 2010 como R205. As diferenças
estavam nas rodas de 18 pol, freios mais
potentes e suspensão revista. O motor 2,0
turbo vinha mais potente, com 320 cv, nos
400 carros dessa série para o Japão. |
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S206: a última edição até o momento
baseava-se no STi, com alterações para 320
cv e 44 m.kgf, e vinha com rodas de 19 pol,
freios Brembo, suspensão recalibrada e novos
para-choques. O aerofólio traseiro era
abolido, mas havia opção por um de fibra de
carbono. Foi lançada em 2011 com 300
exemplares. |
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