Os japoneses continuaram a lançar versões especiais do Impreza: o STi Spec C, de 2009, vinha com reduções de peso e suspensões mais firmes

Formas mais angulosas, mais espaço interno e câmbio CVT: a quarta geração do Subaru médio, por enquanto sem versões de alta potência

O novo WRX enfrentou na Car and Driver,  em 2009, Lancer Ralliart, Mini John Cooper Works Clubman, Honda Civic Si, Chevrolet Cobalt SS, Volkswagen (Golf) GTI e Mazdaspeed 3. E ficou em quarto lugar, apoiado em atributos como ótima aceleração, mínimo retardo para atuação do turbo (o inconveniente de 2006 havia sido sanado), suspensão confortável e refinamento. Os pontos fracos foram a direção vaga e a excessiva maciez em curvas. "Mais rápido que um STi por US$ 10 mil a menos. Isso é o que chamamos de barganha", resumiu a revista, que deu ao Mazda a vitória no confronto.

Na Inglaterra, a Evo  entusiasmava-se novamente com o STi em 2010. O sedã revelou "muito mais conexão por meio do volante e muito menos rolagem de carroceria, de modo que as duas áreas em que o modelo anterior decepcionava deram um decisivo passo adiante. E ele mantém aquele adorável envolvimento da Subaru". Como pontos negativos, "ele agora custa mais, e onde foi parar o grande aerofólio?".

Busca de eficiência   Depois de apresentar um Impreza conceitual com linhas ousadas, a Subaru revelava em abril de 2011 sua quarta geração, que mantinha os formatos de sedã e hatch. Inspirado no Legacy, o carro adotava vincos pronunciados, faróis que simulavam um olhar ameaçador, grade maior e linha de cintura ascendente da frente para a traseira. As dimensões continuavam a crescer, com 4,58 m (sedã) ou 4,41 m (hatch) de comprimento, 1,80 m de largura, 1,46 m de altura e 2,64 m entre eixos, a fim de aumentar o espaço interno.

Estavam no catálogo dois motores: o de 1,5 litro, com 115 cv e 15,1 m.kgf, e o de 2,0 litros com 150 cv e 20 m.kgf — fiéis às tradições de quatro cilindros opostos e de tração nas quatro rodas, embora o 1,6 pudesse vir também com a dianteira. Contudo, como alternativa ao câmbio manual vinha agora um automático de variação contínua (CVT), chamado de Lineartronic, um dos trunfos da Subaru para tornar essa geração mais econômica que a anterior. Os esportivos WRX e STi mantiveram-se na terceira geração até que seus sucessores fiquem prontos — há expectativa de uma carroceria específica para eles.

Quase 20 anos após o lançamento, o Subaru Impreza conserva sua essência: um carro médio eficiente e robusto, de soluções técnicas peculiares, que se transforma em feroz esportivo quando ostenta na traseira uma das numerosas siglas de suas versões mais potentes. Seja como WRX, STi ou uma das muitas edições limitadas, ele demonstra o poder da atração integral.

Ficha técnica
_ Impreza Turbo
(1994)
Impreza WRX STi
Type RA (1995)
Impreza WRX STi
WR1 (2004)
Impreza WRX STi
R205 (2010)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 opostos
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 92 x 75 mm 99,5 x 79 mm 92 x 75 mm
Cilindrada 1.994 cm3 2.457 cm3 1.994 cm3
Taxa de compressão 8:1 8,5:1 8,2:1 8:1
Potência máxima 218 cv a 5.600 rpm 275 cv a 6.500 rpm 320 cv a 5.800 rpm 320 cv a 6.400 rpm
Torque máximo 27,8 m.kgf a
4.000 rpm
32,5 m.kgf a
4.000 rpm
42,8 m.kgf a
4.000 rpm
44,0 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto, turbo e resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5 manual, 6
Tração integral
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, McPherson independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus 205/55 R 16 225/45 R 18 245/40 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,34 m 4,41 m
Entre-eixos 2,52 m 2,54 m 2,62 m
Peso 1.213 kg 1.200 kg 1.495 kg 1.470 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 220 km/h 240 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,8 s 4,5 s 4,6 s 4,5 s



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