O filho mais ilustre de Stuttgart

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Produzido há 45 anos dos 60 que tem a marca, o Porsche 911
descreve como poucos o sentido de carisma em um automóvel

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

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A Porsche considera cinco gerações nestes 45 anos, tempo em que o 911 se consolidou como um dos esportivos mais desejados do mundo

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"Butzi" Porsche (foto), seu pai Ferry e Erwin Komenda projetaram o 901, depois 911, que estreava em 1963 com motor de 2,0 litros e 130 cv

Quando conversamos sobre a famosa, tradicional e reputadíssima marca Porsche de carros esportivos, pensamos logo na Alemanha. Mas suas origens vêm da pequena cidade de Gmünd, na Áustria, perto de Salzburgo. Foi de lá que saíram os primeiros Porsches 356, que logo ganharam fama na Europa e depois nos Estados Unidos por serem leves, rápidos, estáveis e muito robustos. A mecânica com motor traseiro refrigerado a ar, de quatro cilindros opostos, vencia corridas e dava provas de ser um produto digno de nota alta.

O primeiro modelo ganhou as ruas em 1947 de forma artesanal, com carroceria moldada em alumínio, e foi evoluindo com a ampliação da produção e as exigências de mercado. Era obra de Erwin Komenda, o desenhista; Ferdinand Porsche, fundador da marca; e seu filho Ferry, estes dois os idealistas da parte mecânica. Os anos se passaram e, em 1955, mais de 5.000 unidades do 356 e das versões derivadas haviam saído da unidade fabril de Zuffenhausen. Dois anos depois começava um projeto que se tornaria lenda da história do automóvel.

Nascia nas pranchetas o 695, um esportivo que teria mais espaço para os ocupantes que o 356 e também um caráter mais urbano. O primeiro esboço era obra de Albrecht Goertz, autor do belo BMW 507. Não demorou muito e o estudo foi descartado. Em 1959 entrava em cena Ferdinand Alexander Porsche, conhecido como Butzi, filho de Ferry que tinha apenas 24 anos de idade. Na maquete de Goertz o esportivo tinha quatro faróis, mas Butzi fazia questão de manter os dois faróis circulares do 356. Também insistia num espaço maior para ocupantes do banco traseiro e num porta-malas mais generoso.

O protótipo T7 foi fabricado pela especialista em carrocerias Reutter, que já mantinha boas relações com os Porsche havia tempo. O carro tinha motor traseiro de quatro cilindros opostos oriundo do 356 Carrera e distância entre eixos de 2,40 metros. Como não agradou muito, modificações foram feitas e o entreeixos foi reduzido, sendo o estudo batizado como T8. Mais ajustes resultaram no T9 e afinal, no princípio de 1962, o Porsche 901 ganhava suas linhas definitivas.

Em setembro de 1963 no Salão de Frankfurt, na Alemanha, era apresentado ao público o esportivo de 2+2 lugares com linhas curvas, bonitas e suaves, bom aproveitamento aerodinâmico e ampla área envidraçada. Não demorou muito e a designação do carro teve de ser alterada por causa de uma interpelação informal da francesa Peugeot, que havia registrado em 1929 todas as numerações de três dígitos com um zero no meio para sua linha. Não mais que uma dezena de novos Porsches foi batizada como 901, pois ele logo ganharia o número sagrado do mundo esportivo do automóvel: 911.

Na frente havia dois faróis circulares com molduras cromadas, conforme desejo de Butzi, fixados aos pára-lamas em destaque. O capô com descida suave tinha desenho agradável e o pára-choque na cor da carroceria trazia filetes cromados e rentes à carroceria. Ainda contava com ponteiras cromadas. Acima dele, luzes de direção nas cores âmbar e branca e pequenas entradas de ar que contornavam parte da lateral e parte da frente. Visto de lado era muito bonito e o destaque ficava por conta da luminosidade interna, graças ao bom tamanho dos vidros. Estes tinham molduras cromadas e os retrovisores externos contavam com o mesmo acabamento. Na tampa traseira havia duas entradas de ar retangulares para o motor com frisos cromados. Continua

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Data de publicação: 25/10/08

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