Apesar de envelhecido, nos anos 80 o Manta ainda era elogiado pelo acerto do conjunto; a versão GSi (foto) substituiu a GT/E em 1984 e foi a única disponível na fase final
Para ler
Opel Manta: 1970-1975 (Brooklands Road Test Books) - por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. Apenas a primeira geração do cupê é abordada em um bom livro em inglês. A coletânea de Clarke reúne testes, comparativos, informações técnicas, opiniões de proprietários e dicas de compra. Abrange versões de 1,6, 1,9 e 2,8 litros em 92 páginas. O livro é de 1997.
 

A Irmscher preparava as versões i200 (em cima) e i240, com motores de 125 e 136 cv, generoso torque e decoração nas cores da Rothmans

A imprensa recebeu bem as alterações. A revista inglesa Autocar elogiou o "pacote tipicamente refinado da GM a um preço mais que competitivo com seus rivais". Destaques também partiram da compatriota Motor: "Ainda é difícil pensar em qualquer concorrente que possa igualar sua combinação de praticidade, espaço interno e estilo. E acima disso está uma deliciosa diversão trazida pelo desempenho robusto, excelentes engates de câmbio e um comportamento dinâmico incrível. Um grande Opel!".

O 400 ficava bem mais "bravo" com para-lamas alargados, rodas mais largas e redução de peso. O motor passava a usar carburadores e chegava a 230 cv. Até 1984, a versão de rua teve 245 unidades produzidas. Quem quisesse potência com sobriedade podia recorrer à Irmscher, que lançou em fevereiro de 1983 a versão i200. O motor de 2,0 litros com injeção era modificado para render 125 cv e 22,5 m.kgf e havia defletor traseiro, rodas de 14 pol com pneus 195/60, acabamento interno esportivo e as opções de diferencial autobloqueante, suspensão mais firme, freios especiais e para-lamas alargados. Era oferecido em branco, com escolha de decoração do patrocinador Rothmans, e mais tarde também em prata.

Em agosto do mesmo ano o GT/J tornava-se GT, o Berlinetta saía do catálogo e o motor 2,0 com carburador deixava de equipar o Manta, agora dotado de defletor traseiro. Ao mesmo tempo em que a Opel produzia a milionésima unidade do modelo, em abril de 1984, a Irmscher apresentava o i240. A cilindrada do quatro-cilindros passava a 2,4 litros — sem relação com o de mesma cilindrada da GM brasileira — e, embora não trouxesse muito mais potência (136 cv), resultava em generoso torque de 28,5 m.kgf. Depois de passar pelos 100 km/h em 8,8 segundos, podia chegar a 202 km/h. Vinha com rodas de 15 pol e pneus 205/50.

Meses mais tarde o GT/E mudava de sigla para GSi, em coerência ao Kadett que estreava na época, e ganhava os quatro faróis circulares. A nova denominação dos Opels esportivos duraria mais de 15 anos, chegando a Corsa, Vectra e Astra. Duas novas versões apareciam na fase final do modelo. A GT/E Exclusive de 1985, também com os dedos da Irmscher, vinha com quatro faróis, defletor traseiro, novos para-choques e acabamento especial. Outra Exclusive, lançada no ano seguinte e disponível só como hatch, substituía o GT com motor 1,8, quatro faróis e acabamento revisto. Na linha 1988 a Opel descartava esse motor e oferecia opção de catalisador para o 2,0 injetado, que nesse caso caía para 107 cv. Apenas o GSi, como cupê ou hatch, estava disponível no fim de carreira.

Em junho de 1988 o último Manta, o de número 1.056.436 (sendo 498.496 da primeira geração e 557.940 da segunda), saía da linha de produção para ser conduzido ao museu da Opel. Seus admiradores, fieis à tração traseira e a suas linhas imponentes, não aceitam a tese de que o Calibra — lançado em 1989 com base no Vectra, assim como o Manta se baseara no Ascona — seja seu sucessor. Para eles, o duradouro cupê nunca será substituído.

Ficha técnica
_ Manta GT/E (1974) Manta GT/E (1977) Manta GT (1982) Manta 400 (1982)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cab., 4
Diâmetro e curso 93 x 69,8 mm 95 x 69,8 mm 84,8 x 79,5 mm 95 x 85 mm
Cilindrada 1.897 cm3 1.979 cm3 1.796 cm3 2.410 cm3
Taxa de compressão 9,2:1 9,4:1 9,2:1 ND
Potência máxima 105 cv a 5.400 rpm 110 cv a 5.400 rpm 90 cv a 5.400 rpm 144 cv a 5.200 rpm
Torque máximo 15,5 m.kgf a
4.200 rpm
16,2 m.kgf a
3.400 rpm
14,4 m.kgf a
3.200 rpm
21,4 m.kgf a
3.800 rpm
Alimentação injeção eletrônica
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 185/70 R 13 205/50 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,29 m 4,44 m 4,47 m
Entreeixos 2,43 m 2,52 m
Peso 1.000 kg 1.090 kg 1.050 kg 1.095 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 190 km/h 192 km/h 178 km/h 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,5 s 10,5 s 12,0 s 7,5 s
ND = não disponível

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