Um dos primeiros veículos fora-de-estrada no mundo a adotar arquitetura monobloco, o Niva pode ser entendido como algo entre um jipe clássico fechado, pela competência em terrenos acidentados, e um utilitário esporte nos moldes atuais, embora sem nada do luxo e o conforto destes modelos. Como na época de seu lançamento poucos eram os jipes e menos ainda os utilitários esporte, houve quem o chamasse elogiosamente de "Range Rover russo". Apresentado em 1976 e com produção começada em 1977, ele só chegaria ao resto da Europa no Salão de Paris de 1978. |
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"O genuíno e robusto veículo para todo terreno em traje de carro de passeio": um anúncio do Niva na Alemanha enfatizava a associação de vantagens de jipes e automóveis |
Em
casa o Niva era vendido como AutoVAZ 2121. Seu nome para o mercado
internacional significa "campo" em russo, o que indicava para onde a
Lada previa que ocorreria a maior parte das vendas. Ele ainda
utilizava muitos órgãos mecânicos dos modelos Lada derivados de
equivalentes Fiat, mas seu principal atrativo era de autoria da
equipe de engenheiros da própria empresa: o moderno sistema de
tração nas quatro rodas. As quatro rodas eram tracionadas de modo
permanente, com uso de diferencial central, ao contrário de muitos
jipes em que a tração suplementar tinha de ser desligada para se
rodar em asfalto. O diferencial central podia ser travado (para se
obter distribuição de força igual entre os eixos) com o jipe em
movimento e havia redução. |
Um dos destaques era a tração integral permanente com diferencial central: ao contrário de muitos utilitários, rodava-se no asfalto com quatro rodas tracionando |
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Considerando-se sua configuração original, o Niva podia permanecer em velocidade de cruzeiro a 90 km/h e alcançava até 130 km/h. Nada para se empolgar, mas, afinal, utilitários se destacam mais por seus predicados fora-de-estrada que dentro dela — ou, pelo menos, assim era na década de 70. Por outro lado, o Niva chegava a fazer 12 km/l, respeitável para o tipo de veículo, e mesmo com dimensões enxutas era capaz de rebocar até 860 kg. Continua |
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