Na frente a suspensão era independente e atrás usava eixo rígido, sempre com molas helicoidais. Com distância do solo de 235 mm, o Niva estava apto a enfrentar até 510 mm de profundidade na água. Os freios eram a disco na dianteira e a tambor na traseira com servoassistência. O estepe vinha guardado no cofre do motor junto a um completo kit de 21 ferramentas. Dos 3,72 metros de comprimento, 2,20 m ficavam entre os eixos; na largura o Niva media 1,68 m e na altura 1,64 m. As rodas de aro 16 vestiam pneus lameiros. Pesava 1.190 kg, admitia 360 kg de carga útil e 42 litros de gasolina no tanque. |
![]() |
O desempenho do Niva era modesto (máxima de 130 km/h), mas compensado por atributos como a boa suspensão, o vão livre do solo de 235 mm e a robustez da mecânica |
Talvez o que mais chamava atenção num primeiro contato fosse mesmo
seu estilo, equilibrado e bem peculiar. Semushkine conferiu um
caráter forte e próprio ao modelo como nenhum outro carro
desenvolvido pelos russos conseguiu até hoje — e o fez com soluções
simples. A principal delas são as luzes de direção dianteiras acima
dos faróis, que formavam um conjunto com a grade. Essas luzes criam
um desnível no recorte do capô, que se prolongava pelas laterais
dianteiras. Outros piscas, instalados nas laterais tanto na frente
quanto na traseira, eram unidos por um vinco logo abaixo das
maçanetas. |
Importadores da Lada em vários países e fabricantes de acessórios deixavam o jipe mais atraente, com acessórios de aparência ou que ampliavam sua capacidade fora do asfalto |
![]() |
Um novo tempo Os anos 80 ajudariam a estabelecer mundialmente o nome Lada Niva, graças a suas marcantes passagens pelo automobilismo (leia boxe abaixo). Além de uma caixa de cinco marchas em 1985, e bem ao ritmo do mercado russo, a evolução do modelo não demonstraria qualquer sinal relevante de melhorias até 1993 — pós-perestroika, pós-glasnost, pós-queda do muro de Berlim, enfim, todas as mais importantes reformas políticas e econômicas do leste europeu iniciadas nos anos 80. Continua |
|
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |