A "boca de peixe" dividia opiniões no modelo 1972; os para-choques logo seriam aumentados para atender às normas federais de resistência

Com quatro portas no Brougham (em cima) ou duas no Sport Coupe de 1975, o Gran Torino oferecia classe e conforto para um público maduro

A série Starsky and Hutch, em referência à série de TV, aparecia em 1976 como uma das últimas novidades: o Torino logo sairia de linha

A Popular Mechanics  trazia ainda em 1972 uma pesquisa com proprietários de Torino. Estilo, tamanho, estabilidade e conforto de marcha eram os pontos mais elogiados; as críticas concentravam-se em consumo, visibilidade para trás e bancos. Dos entrevistados, 77% voltariam a comprar o modelo. De fato, mesmo que os entusiastas se decepcionassem pela ausência de versões esportivas, o carro foi um sucesso e conquistou um público mais maduro. E tornou-se o modelo médio mais vendido dos EUA naquele ano, superando o Chevelle da GM pela primeira vez.

Depois do novo para-choque dianteiro para atender às regras de segurança, o Torino para 1974 ganhava nova frente. O cupê Gran Torino Elite, resposta da Ford ao Chevrolet Monte Carlo, propunha uma opção mais acessível ao Thunderbird como "carro pessoal", com frente diferenciada, para-lamas traseiros do Mercury Cougar, teto de vinil e revestimento luxuoso. O motor V8 351 com caixa automática era de série.

No ano seguinte, porém, ele seria renomeado Ford Elite e não mais constaria do catálogo do Torino. Outras alterações para 1975 eram pneus radiais e direção assistida de série e o Fuel Sentry, um vacuômetro que sugeria ao motorista a forma mais econômica de dirigir. O V8 351 tornava-se o motor de entrada, mantendo-se as opções 400 e 460.

Um confronto da Popular Science  entre as peruas Gran Torino Squire, AMC Matador, Chevrolet Chevelle Malibu e Plymouth Fury, em 1975, revelou que a Ford se destacava em conforto de marcha e nível de ruído, além de oferecer aceleração e espaço interno excelentes. Beneficiada pelo motor V8 460 de 7,55 litros, ela acelerou de 0 a 96 km/h em 10,5 segundos. Os pontos fracos foram consumo e estabilidade: segundo o teste, a maciez de suspensão e pneus "foi levada a um extremo ridículo, para não dizer perigoso".

Em trajetória descendente em vendas — muitos compradores vinham escolhendo o Granada —, a linha Torino trazia pouco de novo para 1976: freio de estacionamento com liberação automática, opção de bancos individuais e a série limitada Starsky and Hutch, de 1.000 exemplares, em alusão à série de TV (leia boxe). A linha para o ano-seguinte não mais trazia um Torino: o LTD II o substituía, embora os derivados Mercury Cougar e picape Ford Ranchero seguissem em produção.

Do primeiro Fairlane ao último Torino, foram mais de duas décadas de motores vigorosos, carrocerias imponentes e carros que fizeram muitos adeptos, fosse pelo desempenho, fosse pelo conforto.

Ficha técnica
_ Fairlane V8 272
(1955)
Fairlane V8 221
(1962)
Fairlane GTA V8 390
(1966)
Cobra V8 427
(1970)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 91,9 x 83,8 mm 88,9 x 72,8 mm 102,9 x 96 mm 110,7 x 91,2 mm
Cilindrada 4.457 cm3 3.622 cm3 6.390 cm3 7.022 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 8,7:1 10,5:1 11,3:1
Potência máxima* 182 cv a 4.000 rpm 145 cv a 4.400 rpm 335 cv a 4.600 rpm 370 cv a 5.400 rpm
Torque máximo* ND 29,9 m.kgf a
2.200 rpm
59,0 m.kgf a
2.800 rpm
62,2 m.kgf a
3.400 rpm
Alimentação carburador de
corpo quádruplo
carburador de
corpo duplo
carburador de
corpo quádruplo
* Valores pelo sistema de medição bruto
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3, ou automático, 2 automático, 3 manual, 4
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco (opcional)
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus ND 7,00-13 ND F60-15
DIMENSÕES
Comprimento 5,04 m 4,98 m 5,00 m 5,24 m
Entre-eixos 2,93 m 2,93 m 2,95 m 2,97 m
Peso 1.470 kg 1.421 kg 1.655 kg 1.785 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima e aceleração ND
ND = não disponível



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