

Com sedãs de duas (acima) e
quatro portas e três modelos de peruas, a linha atendia a gostos muito
variados e podia ter motores de até 335 cv |
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O GT era o Fairlane esportivo,
com detalhes únicos e motores V8 mais potentes; cupê hardtop e
conversível, nas fotos, eram suas carrocerias |
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Havia uma ampla gama de opções: sedãs de duas e quatro portas básico e
500; cupê hardtop e conversível 500, 500 XL e GT (este último, apenas
com motor V8); e as peruas Ranch Wagon, Custom Ranch Wagon e Squire
Wagon, todas com seis lugares. Curiosamente a distância entre eixos das
peruas, 2,87 m, era menor que a dos demais modelos (2,94 m). O pacote GT
incluía novo capô, bancos individuais com console, volante esportivo e
suspensão mais firme.
Os motores agora eram o 200 de seis cilindros com 120 cv, o Challenger
V8 289 com carburador duplo (200 cv) ou quádruplo (225 cv) e o inédito
V8 de 390 pol³ (6,4 litros) em três patamares de potência: 275, 315 cv e
— como opcional para o GT — 335 cv, obtidos com carburador quádruplo e
comando de válvulas mais "bravo". Câmbio manual de quatro marchas e o
automático Cruise-O-Matic eram opcionais; quando dotado deste último, o
GT era renomeado GTA.
Pintando
o sete
E esse não
foi o mais potente Fairlane de 1966. A Ford começava a colocá-lo na
disputa dos "carros musculosos" ao oferecer uma edição especial,
limitada a 70 unidades, do sedã de duas portas. Destinada apenas a
competições como as de arrancada, aproveitava a entrada do modelo na
Nascar em substituição ao Galaxie (leia boxe abaixo). O vigoroso
motor V8 427, de 7,0 litros, desenvolvia 410 cv com um carburador
quádruplo e 425 cv com dois deles. O pacote incluía capô de plástico e
fibra de vidro com tomada de ar funcional.
O GTA participou de um comparativo da Car and Driver com
Buick Skylark Gran Sport,
Chevrolet Chevelle SS 396,
Mercury Comet Cyclone
GT, Oldsmobile 4-4-2 e
Pontiac GTO. O Ford obteve o
terceiro melhor tempo no quarto de milha (aceleração de 0 a 402 metros),
mas não foi bem na maioria dos aspectos e terminou o confronto à frente
apenas do Comet, sendo o 4-4-2 o vencedor.
"O que mais me impressionou foi a caixa automática de três marchas para
dirigir na rua. Ela troca de marcha muito rápido. Não fiquei feliz com a
suspensão ou o comportamento: ele me parece muito mole para a potência
envolvida e precisaria de um rodar mais firme. Mostrou-se muito
confortável na rua, mas não na pista. E foi o mais ruidoso do grupo, com
o escapamento de um carro de corrida. No conjunto, dá uma sensação muito
esportiva, mas a suspensão e os freios precisam melhorar", definiu o
avaliador.
Outro cupê com o motor de 390 pol³ foi confrontado pela Popular
Science ao Plymouth Satellite. Entre seus atributos a
avaliação apontou a estabilidade ("sai de frente em curvas rápidas, mas
é previsível e obediente ao motorista"), mas o desempenho foi bem
inferior: acelerou de 0 a 96 km/h em 11,2 segundos ante 7,9 s do
Plymouth.

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