Best Cars Web Site
Carros do Passado

Mister Universo

O Chevrolet Chevelle foi um dos mais musculosos
muscle-cars em um tempo que deixou saudades

Texto: Felipe Cavalcante Bitu - Fotos: divulgação

Vistosos Mustangs e Camaros são presença obrigatória em qualquer encontro de carros antigos, mas um outro modelo muito presente a esses eventos é conhecido por poucos. Trata-se do Chevrolet Chevelle, que durante muitos anos foi um símbolo de esportividade entre os americanos.

Após o lançamento do Chevy II, em 1963, um compacto para disputar com o crescente número de carros europeus que invadiam o mercado americano, a divisão Chevrolet da General Motors percebeu que não havia nada a oferecer no segmento dos médios. O comprador teria que optar pelo "pequeno" Chevy II ou pelo enorme Impala. Temendo perder mercado para a Chrysler, Ford e American Motors, a marca da gravata-borboleta sanou o problema em 1964, com o lançamento do Chevelle.

O Chevelle de 1964: muitas opções de carroceria, motor e acabamento

O carro logo caiu no gosto do consumidor, graças à variedade de versões, que incluíam o esportivo SS, o Malibu, o 300, um conversível e uma perua. Era disponível com duas ou quatro portas e motores que iam do seis-cilindros básico, com cilindrada de 3,2 a 3,8 litros (este semelhante ao do primeiro Opala), passando pelos V8 básicos de 283 pol3 (4,64 litros, de 195 a 220 cv) até o small block (bloco pequeno) 327, de 5,36 litros, que entregava entre 250 a 300 cv (todas as potências deste artigo são brutas, salvo se indicado em contrário).

Mas o melhor ainda estava por vir. John Zachary DeLorean (o mesmo que criaria o esportivo DMC-12 nos anos 80), então engenheiro-chefe de motores da Pontiac, foi autorizado a colocar um V8 big block (bloco grande) de 389 pol3 (6,38 litros) em um Pontiac médio, o Tempest, que até então era um verdadeiro fracasso de vendas. Ali era criado o primeiro muscle-car da história: o Pontiac GTO (leia sobre essa tendência).

O modelo 1965 ganhava novas grade e lanternas traseiras. O melhor estava sob o capô: o primeiro big block da linha, com 6,5 litros e 375 cv de potência bruta

Com os excelentes resultados de vendas do Pontiac, logo a diretoria da Chevrolet solicitou providências semelhantes. O resultado viria logo: sua carroceria "A" era recheada com motores mais potentes ao longo da década de 60. A combinação de alto desempenho com preços baixos acabou fazendo dos Chevrolets médios campeões de popularidade.

Ao completar seu primeiro ano, a carroceria do Chevelle continuava a mesma. Para 1965 ganhava nova grade e lanternas traseiras, mas a modificação mais bem-vinda era o primeiro big block, o lendário 396 L37, de 6,5 litros. O Chevelle estava apto a concorrer com o que havia de melhor no recente segmento dos muscle-cars. Com 375 cv, não fazia feio no quarto-de-milha (aceleração de 0 a 402 metros), fosse nas pistas ou em disputas de semáforo nas largas ruas americanas. E podia ser usado pelo papai para ir ao trabalho ou pela mamãe para fazer compras.
Continua

Carros do Passado - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 27/7/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados