Na falta de um M8 de
fábrica, diversas preparadoras lançaram opções para o Série 8.
Especializada em BMW desde os anos 70, a Alpina ofereceu duas
opções de alto desempenho, feitas em carros tirados diretamente
da linha de produção, um prestígio incomum nesse segmento.

O B12 5.0 Coupé (acima), lançado já em junho de 1990, usava o motor M70
como base para obter 350 cv e 48 m.kgf. Usava apenas câmbio
automático de quatro marchas, mas acelerava tão bem quanto o
850i manual (0 a 100 em 6,8 s) e chegava a 275 km/h, já que a
empresa não seguia o acordo dos 250. As rodas de 17 pol tinham
pneus 235/45 à frente e 265/40 atrás. Foi produzido até 1994.
Na versão 5.7, feita de 1992 a 1996, o motor V12 do CSi era
ampliado de 5.576 para 5.646 cm3 e chegava a 416 cv e 58,1
m.kgf, bem aproveitados pela caixa manual de seis marchas.
Deixava para trás qualquer versão de série do cupê, ao fazer de
0 a 100 em 5,8 s, e alcançava 300 km/h. As rodas de 18 pol usavam pneus 285/35
na traseira.

Uma alternativa aos Alpinas era o Série 8 modificado pela Hartge
(acima).
O motor V8 do 840 Ci crescia para 4,75 litros e passava a render
350 cv e 49 m.kgf, enquanto o V12 do 850 Ci era ampliado até
5,95 litros, chegando a 430 cv e 62,2 m.kgf. Rodas maiores e
suspensão esportiva cuidavam de manter o grande cupê colado à
pista. |

Outra empresa do setor, a Racing Dynamics, oferece até hoje o
pacote K55 Sport Coupé (acima), em que o número indica os 5,5 litros de
cilindrada do V12, obtidos a partir dos 5,0 do 850i. A potência
salta para 401 cv e o torque para 56 m.kgf, que resultam em 295
km/h de máxima. A empresa informa estar trabalhando em um pacote
de 7,0 litros e 500 cv, justificado pelo interesse ainda
existente de donos desses clássicos BMWs.

Ainda mais forte era o 850 CSi da Koenig Specials
(acima), apresentado
em 1994. O V12 de 5,6 litros ganhava
compressor para chegar a 530 cv, que segundo a empresa o
levavam de 0 a 100 em cinco segundos e à máxima de 298 km/h.
Paralamas alargados de linhas retas alojavam rodas bem mais
largas, sobretudo as traseiras, e o portamalas recebia um alto
aerofólio.
E nos Estados Unidos a Racing Powerplant propõe, ainda hoje,
variados níveis de preparação para o V12. Com cilindrada
original do CSi, de 5,6 litros, o motor 5,0 básico pode passar a
375 ou 405 cv — o segundo inclui comando de válvulas mais
"bravo" e melhorias no sistema de admissão. Se o objetivo for
mais alto, pode-se optar pela conversão para 6,0 litros por meio
de pistões e virabrequim especiais da empresa.
A conta bancária é o limite: há opções de 425, 440, 455, 485,
530 e 610 cv! O de 530 cv inclui taxa de compressão de 11:1,
molas de válvulas de titânio e extensas alterações em
praticamente todas as peças móveis. No caso da última versão, a
empresa guarda a fórmula em segredo, mas informa que o motor
completo com quatro válvulas por cilindro, que chega a 7.800
rpm, mantém a marcha-lenta suave e atende a todas as normas de
emissões. |