Lobo em
pele de
Sóbrio,
sem adereços exóticos, o BMW M5 é desde |
Pronuncie a sigla M5 a um aficionado por automóveis e verá seus olhos brilhar. O sedã mais potente da Série 5 da BMW, de 408 cv, justifica a atração que exerce nos entusiastas -- mas nem sempre foi assim. A marca bávara apresentou sua primeira geração em meados de 1985 no Salão de Amsterdã, evento distante do
glamour do de Frankfurt ou Paris. |
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O primeiro M5, código E28:
estilo discreto e sofisticado, com os quatro faróis e a grade
"duplo rim" da marca que parecem eternos |
Os 286 cv de potência a 6.500 rpm e 34,6 m.kgf de torque a 4.500 rpm eram transferidos a um câmbio Getrag de cinco marchas, sem opção de transmissão automática. Apesar do peso respeitável, 1.465 kg, os pneus 220/55 VR 390,
montados em rodas BBS raiadas com 15,3 pol de aro, agarravam firme para levá-lo de 0 a 100 km/h em 6,5 s, chegar aos 160 km/h em 15 s e alcançar 245 km/h de máxima. Era o quatro-portas mais veloz que se podia comprar à época numa concessionária autorizada com garantia de fábrica. |
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O interior
não era sofisticado como nos M5 mais modernos, mas o motor já tinha
24 O M5, contudo, era um esportivo discreto: podia passar por um modesto 520i com rodas mais largas, dispensando os spoilers presentes na versão M535i (com 70 cv a menos), que chamavam atenção da polícia rodoviária sem necessidade -- quem os desejasse, porém, podia optar pelo M-Package sem custo adicional. O interior oferecia poucos refinamentos, como revestimento em couro do volante e dos bancos, este em couro de búfalo como opcional.
Continua |
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